Monografia

Data:
26/07/2018
edegar.keretch@fatec.sp.gov.br

KERETCH, E. M. Gestão e planejamento de projeto pedagógico de um Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre em Instituição de Ensino Superior Pública para redução da evasão. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O uso de conceitos e ferramentas de gestão em instituições de ensino pode contribuir para o diagnóstico e correção de aspectos acadêmicos pouco perceptíveis se não se dispuser de relatórios precisos e de análises que possam explicá-los, avaliá-los e corrigi-los. No presente trabalho foram utilizadas ferramentas de gestão para estudar o fluxo de alunos em um Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre, de Instituição de Ensino Superior (IES) pública. Os dados para a pesquisa foram obtidos no Sistema de Gestão Acadêmica da IES e continham os relatórios finais de cada disciplina, com as aprovações e reprovações, além de informações sobre o ingresso, matrícula, trancamentos, desistências e formatura no referido curso, desde a sua criação, em 2012, até o 2° semestre de 2017. Os resultados mostraram que há um conjunto de quatro disciplinas que se destaca no semestre de ingresso, com taxas de reprovação média superior a 60%. Há, ainda, sete outras disciplinas com reprovação média da ordem de 40 a 50% e todas se concentram no início do curso. A partir dos resultados obtidos, pôde-se propor uma redistribuição das disciplinas do primeiro semestre, de modo a diluir sua influência negativa e aumentar a motivação dos estudantes pois, nitidamente, o mau desempenho nas mesmas se reflete nas demais e eleva a reprovação decorrente da ausência às aulas. Além disso, a análise dos relatórios e gráficos obtidos, possibilitou a correção de outros fatores negativos para o bom desenvolvimento do curso. Com isso, uma nova matriz curricular foi proposta, corrigindo as distorções verificadas e permitindo que o curso passe a se desenvolver de uma maneira mais adequada ao perfil dos alunos, o que deverá ser acompanhados para nova avaliação.

Gestão escolar, Projeto pedagógico, Matriz curricular, Transporte Terrestre, Evasão.

Gestão escolar

Projeto pedagógico