Português Ingles Espanhol

Monografia

Impactos da indústria 4.0 nos processos de produção do setor automotivo: uma análise na perspectiva de docentes de uma instituição pública de ensino superior

Autor:
Italo Scapim Manfredini
Curso:
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD
Data:
24/07/2018
Contato:
italo@fatecsp.br

Resumo

MANFREDINI, I. S.; Impactos da indústria 4.0 nos processos de produção do setor automotivo: uma análise na perspectiva de docentes de uma instituição pública de ensino superior. f. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, julho de 2018.

No mundo competitivo, cada vez mais em busca de novas tecnologias, a indústria cresce a uma velocidade sem precedentes. Diferente de todas as revoluções passadas, essas novas tecnologias estão cada vez mais ágeis e flexíveis e estão mudando não somente as indústrias, como também a sociedade, a política, o setor público e a economia. É nesse contexto que está inserida a indústria 4.0. Esse novo conceito engloba as principais inovações tecnológicas: automação, controle e tecnologia da informação, a partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços. Este trabalho, através de realização de pesquisas bibliográficas, aborda o conceito da revolução 4.0, objetivos, suas aplicações, e os impactos nos processos de produção do setor automotivo. A quarta revolução industrial não se define por cada uma destas tecnologias isoladamente, mas pela convergência e sinergia entre elas. Está ocorrendo uma conexão entre o mundo digital, o mundo físico, que são as “coisas”, e o mundo biológico que somos nós. Tais tecnologias permearão todas as áreas da economia, provocando múltiplas transformações econômicas e sociais nos próximos anos. Um número crescente de dispositivos capazes de se comunicarem uns com os outros e coletar dados do ambiente e dos usuários (e.g. smartphones, veículos, eletrodomésticos, sistemas de iluminação), associado às tecnologias de big data, computação em nuvem e novas tecnologias de tratamento de dados, certamente abrirão espaço para a criação de novos modelos de negócios e poderá alterar a forma como as empresas se relacionam com clientes e fornecedores. Dentre as muitas oportunidades de aplicação da digitalização, o foco deste trabalho é a Indústria 4.0 e sua influência nos processos de produção do setor automotivo.

Quarta Revolução Industrial. Inovação Tecnológica. Internet das Coisas. Big Data.

Quarta Revolução Industrial. Inovação Tecnológica. Internet das Coisas. Big Data.