Português Ingles Espanhol

Monografia

Implantação de um Sistema de Descartes de Resíduos de Amostras Metálicas do Laboratório de Metalográfia de Instituição Pública de Ensino – Sertãozinho (SP).

Autor:
Antonio Carlos Muniz Ventura Junior
Curso:
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD
Data:
25/07/2018
Contato:
acm.ventura@gmail.com

Resumo

Ventura Junior, A. C. M. Implantação de um Sistema de Descartes de Resíduos de Amostras Metálicas do Laboratório de Metalógrafas de Instituição Pública de Ensino – Sertãozinho (SP). 59f. Monografia MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente trabalho tem por objetivo avaliar e pesquisar como os rejeitos metálicos do laboratório (a alumina e compostos ferrosos) são descartados pela unidade e de que maneira está sendo feito o controle destes resíduos na área da instituição. A metodologia quantitativa aplicada por meio de uma pesquisa de como os usuários do laboratório de metalografia utilizam estas amostras e controlam o volume de resíduos diários descartados pela unidade para o meio ambiente, na linha de esgoto. A partir deste levantamento do volume de resíduos, elaborar um planejamento de controle de descartes e direcionar este volume para tratamento ou armazenamento destes resíduos para descartes ao meio ambiente. Estas análises de estudo seguiram a Norma ISO 14000. Atualmente o volume descartado de materiais ferrosos e de alumina não são filtrados e coletados para análisar o impacto que este volume pode causar ao meio ambiente como dejeitos na rede de esgoto. Sendo assim, coletam-se amostras destes rejeitos do laboratório e a partir dos resultados, ações propostas e se necessário, tratamentos dos resíduos e um local de armazenamento ser implantado na área da unidade para o eventual descarte ao meio ambiente. Com a implantação do sistema de gestão ambiental – SGA os resultados coletados na instituição atende a Norma e a Lei de Resíduos Sólidos para os descartes e portanto, a implantação do PDCA.

Resíduos sólidos. Materiais metálicos. Laboratório.

Resíduos sólidos. Materiais metálicos. Laboratório.