Português Ingles Espanhol

Monografia

O papel das soft-skills na carreira de gestor de TI

Autor:
Priscila Fernanda da Silva Gomes de Sá
Curso:
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - MGP
Data:
27/04/2017
Contato:
priescote@yahoo.com.br

Resumo

SÁ, P.. F. da S. G. de. O papel das soft-skills na carreira de gestor de TI. Monografia do MBA em Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017. O presente trabalho tem por objetivo identificar quais as soft-skills influenciam a carreira de gestor técnico de projetos na área de TI e a percepção dessas skills mediante os funcionários da equipe. Para o embasamento teórico, foram feitas pesquisas em trabalhos acadêmicos pertinentes ao tema proposto. Foi adotada uma pesquisa de campo exploratória-descritiva e aplicado um questionário aos funcionários de TI que atuam em empresas de diversos segmentos de mercado. Foram obtidos 37 questionários respondidos onde os respondentes conseguem visualizar em seus gestores atitudes positivas acerca das soft-skills, como: comunicação em diversos níveis, liderança, entre outras soft-skills. Como contribuições futuras, a pesquisa realizada apresentou indicativos importantes que poderiam ser aplicados em amostra maior. Uma outra abordagem poderia ser desenvolvida com visão multidisciplinar, considerando os aspectos psicológicos, sociais e a formação profissional pregressa dos gerentes de projeto, ou ainda uma pesquisa mais profunda com gerentes de projetos, expondo suas dificuldades com as soft-skills perante a equipe técnica.

 

Habilidades humanas. Liderança. soft-skills. Gestão de projetos. Inteligência emocional. Gerente de projetos. Gestor de TI.

Habilidades humanas. Liderança. soft-skills. Gestão de projetos. Inteligência emocional. Gerente de projetos. Gestor de TI.