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Monografia

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO

Curso: MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD

Autor: JOSÉ ANTONIO BRANDÃO BONADIO

Data: 24/07/2018

Contato: brandao@jacto.com.br


RESUMO

BONADIO, J. A. B. Parceria público privada em instituição pública de ensino. 2018. 35f. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. São Paulo, 2018.

A Gestão de Projetos consiste na evolução de um conjunto de processos organizados a partir de uma metodologia considerada essencial para a sobrevivência de uma empresa. Nessa perspectiva, a empresa é gerenciada por meio de gestão de projetos; todo o negócio da empresa e até mesmo as atividades de rotina englobam uma série de projetos. Essa metodologia pode ser aplicada a empresas de todos os segmentos, inclusive nas instituições de ensino tecnológico, estas que surgiram no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de garantir aos cidadãos o direito à aquisição de competências profissionais que os tornem aptos a ingressar em setores em que haja a utilização de tecnologias. Desperta-se, assim, também o interesse de empresas em tais parcerias, o que constitui as Parcerias Público Privadas (PPPs), a fim de financiar obras do setor público, com o objetivo de explorá-las comercialmente, retornando o capital investido e obtendo lucro pela concessão de exploração por um determinado período, e a parceria com instituições públicas de ensino tecnológico, para formação de mão de obra qualificada para atuar nas empresas e melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem. O presente trabalho tem por objetivo relatar a importância da parceria público-privada na qualidade do ensino em uma instituição de ensino tecnológico. A metodologia usada foi a pesquisa com delineamento baseado em Survey e, quanto aos objetivos pretendidos, utilizou-se a pesquisa descritiva. Elaborou-se um questionário que, além de informações com relação à faixa etária e à faixa salarial, foram consideradas as informações a respeito da percepção de melhoria na qualidade de ensino, devido ao fato de a instituição onde o participante estuda fazer parte de uma PPP. Participaram desta pesquisa 10 ex-alunos respondendo ao questionário online. A conclusão é que a parceria PPP, na instituição de ensino em questão, contribuiu tanto para uma relação de ensino-aprendizagem de qualidade, quanto para melhores colocações no mercado de trabalho, por estarem os alunos mais bem preparados para exercer a função. O objetivo desta pesquisa não se esgota neste momento. Assim, propõe-se que a mesma seja aplicada periodicamente, orientada pelas boas práticas da Gestão de Projetos, de modo a contribuir com a melhoria na qualidade de ensino.


PALAVRAS-CHAVE
Gestão de projetos; Ensino tecnológico; Parceria público-privada.