Monografia

Planejamento e gestão na inclusão digital no ensino superior: Estudo de caso em disciplina de Desenho

Autor:
Arisol Simone Sayuri Tsuda Yamamoto
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD
Data:
26/07/2018
arisol.ssty@gmail.com

YAMAMOTO, A. S. S. T. Planejamento e gestão na inclusão digital no ensino superior: estudo de caso em disciplina de Desenho. 65 f. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente trabalho tem por objetivo identificar os processos de planejamento e gerenciamento que podem ser utilizados para garantir que os alunos que ingressam no Ensino Superior, mesmo aqueles com pouca ou nenhuma familiarização com recursos tecnológicos, tenham a possibilidade de acesso aos conhecimentos informatizados nas aulas de desenho em modo eletrônico. A metodologia utilizada foi realizar um estudo qualitativo dos registros de desempenho dos alunos de três diferentes disciplinas de Desenho de uma Instituição de Ensino Superior Pública, entre os anos de 2012 a 2017 que, pelo fato de ocorrerem em semestres diferentes, apresentam situações diferentes de acesso e manuseio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelos alunos. Considerando a Missão, a Visão e os Valores da Instituição, o uso da ferramenta SWOT permitiu levantar dados importantes para o planejamento estratégico a ser definido, e com o auxílio da ferramenta PDCA, pode-se realizar o controle e continuar o processo de melhoria nos semestres seguintes. Os resultados obtidos a partir dos planos de ações definidos foram positivos, demonstrando que quanto mais os alunos utilizam as ferramentas digitais, o rendimento e a desenvoltura melhora, evidenciando que para o progresso acadêmico do aluno é necessário que ele conheça e utilize essas tecnologias para a sua formação pessoal e profissional.

Inclusão digital. Ensino Superior. Tecnologia de informação e comunicação