Notícias

Docentes do Mestrado em Educação Profissional participam em eventos nacionais e internacionais

19/09/2023

Professores do Mestrado em Educação Profissional, da UPEP, da esquerda para direita: Rodrigo Ramirez, Rosália Prados, Fernanda Castilho, Michel Mott e Denise Martins.

O VI Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica (CBTecLE), teve participação, como palestrante, do professor Rodrigo Avella Ramirez, do Mestrado em Educação Profissional, da UPEP, na mesa English as a Medium of instruction, em conjunto com a professora Magali Barçante (CPS), no dia 14 de setembro, na Fatec Guaratinguetá. O CBTecLE teve como tema “Línguas e aprendizagem global” e tem sido referência para pesquisadores e docentes de instituições brasileiras que atuam no ensino de línguas estrangeiras, tanto em nível médio/técnico como em nível superior/tecnológico.

Também no 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado de 5 a 8 de setembro, na PUC Minas, em Belo Horizonte-MG, foi apresentado o trabalho "Ficção televisiva ainda é recurso para educação formal?" pela professora Fernanda Castilho, artigo escrito em conjunto com a professora Rosália Prados, ambas do Mestrado em Educação Profissional, da UPEP, e pela professora Clarice Greco, do Programa de Pós-graduação em Comunicação, da Universidade Paulista (Unip). O trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto e grupo de pesquisa Saberes e Trabalho Docente, da UPEP,  liderado por Rosália Prados, em parceria com o projeto "Ativismo de fãs: reivindicações e representatividade na cultura pop", financiado pela Fapesp, com liderança de Clarice Greco. O objetivo pontual dessa aproximação foi pensar as relações entre comunicação e educação, a partir da análise dos saberes comunicacionais dos docentes da educação profissional.

Já no II Congresso Internacional sobre Imigração e Diáspora Acadêmica Brasileira – CIMBAD 2023, realizado na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, no 13 a 15 de julho, na modalidade remota, participaram os professores do Mestrado em Educação Profissional da UPEP, Michel Mott Machado e Denise Maria Martins. A pesquisa apresentada no evento " Evidenciando o perfil de brasileiros que se engajam em uma diáspora acadêmica" teve como objetivo principal analisar o perfil de profissionais brasileiros com qualificação de Stricto Sensu que migraram e o movimento da diáspora científica brasileira.