Notícias

Patente nos EUA é registrada por aluno e orientador do Mestrado em Sistemas Produtivos

02/05/2023

Um protótipo para proteger parte do sistema gerador de energia de intempéries, minimizando os custos com manutenção, foi patenteado nos Estados Unidos no dia 6 de abril de 2023, pelo aluno Leonardo Augusto de Campos e seu orientador, Professor António César Galhardi, do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos da UEPEP do CEETEPS.

O estudo intitulado “Desenvolvimento de produto e inovação sustentável: aplicação em uma empresa do ramo de infraestrutura flexível”, demonstrou como a utilização da energia fotovoltaica pode atuar na competitividade do negócio no segmento de infraestrutura flexível, caracterizado como de baixa diferenciação e alta concentração de mercado. As soluções desenvolvidas propuseram a utilização de coberturas para geração de energia fotovoltaica por meio de um sistema gerador de fácil fixação e manutenção.

O objetivo geral foi compreender como ocorre o desenvolvimento de produto voltado para a inovação sustentável e de que modo esta inovação pode influenciar a competitividade da empresa.

Paralelamente, diversos protótipos tiveram o desempenho testado durante o período, com relação à captação de raios solares para geração de energia e à avaliação da agregação de valor para a empresa com a inclusão dos produtos no seu portfólio de negócio, diferenciando-a de seus concorrentes.

O estudo se tornou objeto de pedidos de patentes, no Brasil, Estados Unidos e México e aguarda-se a aprovação das demais, além dos EUA (registro: US20230108710A1).

A defesa pública do trabalho ocorreu no dia 9 de março de 2021, com banca examinadora composta pelos professores (as) António César Galhardi (orientador) - CEETEPS; Silvia Pierre Irazusta - CEETEPS e Ana Graziele Lourenço Toledo – UFMS.

Também acesse a dissertação do aluno.