XVIII Simprofi reúne pesquisadores nacionais e internacionais

06/12/2023

XVIII Simprofi aborda o tema “Educação, Inovação e Sustentabilidade na Pesquisa Aplicada” e reúne pesquisadores nacionais e internacionais

A Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (Upep) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza apresentou a XVIII edição do Simpósio dos Mestrados Profissionais, entre 21 a 23 de novembro, com o tema “Educação, Inovação e Sustentabilidade na Pesquisa Aplicada”. O evento reuniu pesquisadores nacionais e internacionais e, ao todo, foram apresentados quase 100 trabalhos, entre mestrandos, mestres e doutores, muitos deles, egressos dos dois programas da Upep. O simpósio foi realizado de forma híbrida e, no primeiro dia, de forma presencial, houve a comemoração dos 20 anos da pós-graduação e a palestra da Profa. Dra. Bernadete Gatti, moderada pela coordenadora da Upep, Profª Drª Helena Gemignani Peterossi, no auditório da Escola Técnica Estadual (Etec) São Paulo.

No segundo dia, de forma remota, teve como destaque a palestra da Profa. Dra. Susana Alexandra Frutuoso Henriques, da Universidade Aberta de Portugal, moderada pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Constantino (Upep). Em seguida, foi realizada a mesa redonda “Competências para o desenvolvimento da inovação e sustentabilidade em Pesquisa Aplicada na Indústria”, com José Ricardo Bocciardi, da Mercedes Benz, Amanda Campos, da Maxion e Francisco Gaudêncio Mendonça Freires, da Abepro, moderada pelo Prof. Dr. Napoleão Galegale. No último dia, houve o encontro da Rede Iberoamericana de Transformação Digital e Economia Circular – RIATDECIS, com Prof. Dr. Deivis Avila Prats Escuela Politécnica Superior de Ingeniería - Universidad de La Laguna (ULL),Prof. Dra. Eliane Antonio Simões, Coordenadora da RIATDECIS no Brasil (Upep), moderado pelo Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro (Upep). Também ocorreu o encontro dos Programas de Mestrado e Doutorado Profissionais em Engenharias III.

De acordo com a comissão organizadora, o evento mobilizou um conjunto de pesquisadores entre os organizadores, avaliadores, mediadores e autores de artigos das apresentações orais, totalizando cerca de 300 pessoas.