Processo Fapesp 2018/03106-8
Linha de Fomento Programas Regulares / Auxílios a Pesquisa - Vigência 01/08/2018 a 31/07/2020
Unidade-sede: Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa/UPEP/CEETPS
Grupos de Pesquisa: Fundamentos da EPT e Políticas Educacionais
RESUMO
Diante das discussões referentes às políticas de EPT e das diretrizes e projetos de internacionalização da educação superior, técnica e tecnológica, o presente projeto de pesquisa propõe como objeto de estudo as políticas de formação técnica e tecnológica no contexto da internacionalização da educação nas redes Estadual e Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas instituições de ensino do CEETEPS (SP), do IFSULDEMINAS (MG) e do IFSP (SP). Este projeto, apresenta em seu escopo, o estudo das políticas institucionais para a expansão e difusão da EPT sem desconsiderar o contexto mais amplo das políticas educacionais que pautam as agendas institucionais das escolas técnicas e tecnológicas públicas.
Sendo assim, a questão de pesquisa que norteia este projeto é: como se configuram as políticas de EPT e sua inerente modalidade de ensino profissional, técnico e tecnológico, perante o contexto e as diretrizes da internacionalização da educação nas instituições de EPT?
Em decorrência do problema de pesquisa propõe-se, como objetivo geral, analisar as consequências inerentes às políticas de formação profissional (técnico e tecnológico) e de internacionalização da educação sob as concepções e práticas de ensino-pesquisa-extensão e inovação, desenvolvidas nas instituições de EPT.
Dada a importância de analisar as políticas de formação técnica e tecnológica no contexto das diretrizes de internacionalização da educação e na modalidade de EPT, o cenário da pesquisa constitui-se das instituições federais (IFSULDEMINAS e IFSP) e estadual CEETEPS. Estas instituições foram escolhidas como locus da pesquisa em função da vinculação institucional dos pesquisadores; da centralidade e proximidade geográfica dessas instituições de educação profissional e tecnológica na região sudeste do país. Além da questão geográfica e do acesso facilitado dos pesquisadores que atuam nestas instituições no Estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais, a região sudeste (considerando apenas São Paulo e Minas Gerais) foi escolhida ainda por suas crescentes demandas econômicas de mão de obra qualificada, culminando num desenvolvimento e numa expansão contínua de atuação e oferta de cursos profissionais e tecnológicos. Um outro aspecto relevante para a definição dessas instituições é que todas têm desenvolvido iniciativas promissoras de internacionalização da educação profissional e tecnológica, e implementando e consolidando suas assessorias de relações internacionais como um setor estratégico de suas ações institucionais
Entre os objetivos específicos destacam-se: a) apresentar e analisar as políticas públicas educacionais voltadas para a formação profissional e as diferentes concepções de EPT nas instituições pesquisadas; b) analisar as políticas públicas e educacionais de internacionalização da educação e as diretrizes, possíveis mudanças e impactos na EPT; c) estudar as implicações nos processos de trabalho na EPT nas suas dimensões infra estruturais, institucionais e organizacionais e de gestão escolar e educacional; d) analisar as propostas específicas de internacionalização da EPT nas instituições pesquisadas, considerando os acordos de cooperação e de internacionalização estabelecidos com as instituições internacionais; e e) analisar as implicações das iniciativas de internacionalização da EPT nos processos de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
O referencial teórico-metodológico é construído a partir dos estudos sobre a centralidade do trabalho nas ideias e práticas educativas; dos estudos sobre a história da EPT enquanto espaço de conflitos e contradições em torno das diferentes concepções de educação e de trabalho; dos estudos sobre a fundamentação legal subjacente aos cenários da EPT que têm legitimado diferentes políticas de governo, entre as quais, as que enfatizam a necessidade da internacionalização da educação, sem desconsiderar os estudos sobre os conceitos de tecnologia e as noções atribuídas nas reflexões sobre a formação profissional, tecnocultura e o atual desenvolvimento tecnocientífico.
O desafio inicial de natureza epistemológica é seguido pela variedade de documentos governamentais, além de outros órgãos e da sociedade civil, de ambas as áreas (internacionalização e EPT) que interligados configuram certa tendência às políticas públicas e educacionais para a EPT no país. Estes documentos precisam ser analisados e comparados, buscando estabelecer suas relações e conexões, no tempo e no espaço, considerando os interesses e os contextos históricos, de modo a procurar compreender as tendências e os conflitos em torno das políticas para a educação profissional e tecnológica.
Para a superação desse segundo desafio é necessário um levantamento e análise de documentos (Leis, Decretos, Resoluções, etc.) do Ministério da Educação e outros, envolvidos com as propostas de EPT e de sua internacionalização. Como desdobramento, realiza-se um levantamento mais aprofundado e uma análise mais detida sobre os programas/projetos e acordos de cooperação internacional realizados pelas instituições que fazem parte do locus da pesquisa. A pesquisa documental será realizada nos sites institucionais e posteriormente com acesso direto às respectivas assessorias de relações internacionais para coleta de materiais e acesso direito aos sujeitos/setores/arquivos.
Serão realizadas entrevistas com os coordenadores dessas respectivas assessorias e os responsáveis pelos acordos de cooperação internacional para compreender a efetividade dessas ações junto aos docentes, discentes e servidores. Essas entrevistas auxiliarão no levantamento de elementos para se compreender os processos de internacionalização da EPT nos vários níveis e modalidades educacionais, considerando as implicações para o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação. Os roteiros das entrevistas versam sobre os acordos existentes, o contexto institucional da internacionalização da educação (aspectos administrativos, institucionais, organizacionais, pedagógicos, gerenciais, etc.); as ações realizadas e os desdobramentos no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação.
a) análise das políticas de EPT no contexto da internacionalização da educação
b) levantamento e discussão das concepções de EPT nessas políticas
c) estratégias institucionais (CPS, IFSuldeminas, IFSP) na elaboração de acordos, convênios, programas, etc.
EQUIPE DO PROJETO
PESQUISADORA RESPONSÁVEL
Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista (CPS)
Realizou pós-doutorado no Depto. de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2012). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). É graduada em História pela USP (1992) e Filosofia pela Unicamp (2007). Atualmente é professora e pesquisadora do Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Coordena o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS-Fatec Jundiaí) e o Grupo de Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica vinculado à pós-graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e tecnológica, cultura e educação; teoria crítica; filosofia da educação, indústria cultural, arte e sociedade. Faz parte do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da ANPUH-SP pesquisando as relações entre educação e trabalho.
PESQUISADORES ASSOCIADOS
Prof. Dr. Darlan Marcelo Delgado (CPS)
Possui Pós-Doutorado em Educação (2015) realizado no Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Doutor em Educação Escolar (2010) e Mestre em Educação (2002) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara-SP (FCL/Ar). É Bacharel em Ciências Econômicas (1998) pela Universidade de São Paulo - USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto-SP (FEA-RP) e Licenciado em Matemática (2012) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Atualmente é Professor de Nível Superior III, em Regime de Dedicação Exclusiva, no Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza" (CEETEPS), trabalhando na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional - e na Faculdade de Tecnologia de Mococa - SP (FATEC Mococa). Está vinculado ao Grupo de Pesquisa "Teoria Crítica e Educação - UFSCar" desde 2013. Tem realizado pesquisas na área de Política Educacional e Gestão Educacional e suas articulações com a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Educação, Ciência, Tecnologia & Inovação; Política da Educação Profissional; Política e Gestão Educacional.
Prof. Dr. Emerson Freire (CPS)
Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e em Filosofia pela Université de Paris 1 - Panthéon Sorbonne - França, e concluiu seu mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas em 2002. Realizou pesquisa de Pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Unicamp entre 2014 e 2016. Foi ganhador do Prêmio Rumos Pesquisa do Instituto ItaúCultural em seleção nacional, prêmio este destinado ao fomento de pesquisadores em artemídia. Atualmente é professor e pesquisador no Mestrado em Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e na Fatec Jundiaí, onde coordena o Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS). Desde 2003 é pesquisador do Grupo CTeMe (Conhecimento, Tecnologia e Mercado), grupo vinculado à Unicamp. Possui experiência na área de Educação Profissional e Tecnológica, atuando nos temas: tecnologia, educação e sociedade; fundamentos da formação profissional e tecnológica; arte, cultura e educação tecnológica.
Profa. Dra. Ivanete Bellucci Pires de Almeida (CPS)
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação - UNICAMP (2009), área de concentração Ensino, Avaliação e Formação de Professores. Mestrado em Educação área de concentração Formação de Professores e Avaliação. Possui graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982). Atualmente é professora do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do CEETPs, exercendo atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Ministrando a disciplina de Currículos e Programas e líder do grupo de pesquisa em política pública. Professora titular da Faculdade de Tecnologia Indaiatuba- SP, pesquisadora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Exerceu a direção da Fatec Victor Civita - Tatuapé - SP por sete anos e atualmente é diretora da Faculdade de Tecnologia Sumaré - São Paulo/SP desde 01 de julho de 2018. É avaliadora de curso e institucional do INEP/MEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e suas Teorias; Gestão Escolar; Planejamento Educacional e Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Avaliação Institucional, Avaliação de Aprendizagem (projeto longitudinal), Gestão Escolar, Métodos Quantitativos (uso de Análise Multivariada e Análise Fatorial).
Prof. Dr. Luis Enrique Aguilar (UNICAMP)
Doutor em Educação, Professor Livre Docente e Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - e Máster em Tecnologia de la Educación pela Universidade de Salamanca e Organización de los Estados Ibero-americanos - OIE- Espanha. Pesquisador e Coordenador do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional -LaPPlanE-, fundador do Observatório Ibero-americano de Estudos Comparativos em Educação -OIECE-, professor de Graduação e Pós-Graduação. Foi Chefe de Departamento, Coordenador de Pós-Graduação e Vice-Presidente da Comissão Central de Pós-Graduação da UNICAMP. Foi Membro da Comissão de Avaliação da CAPES e consultor do CNPq, FAPESP e FAPEMIG e atua como consultor e Membro do Comité Editorial de qualificados periódicos científicos da área. É Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - SBEC. Atua no desenho e elaboração de planos de formação e qualificação docente estaduais e nacionais, na gestão de redes municipal, estadual e federal de educação e na gestão da cooperação científica interinstitucional nacional e internacional. Sua produção científica se dissemina nas áreas de administração de sistemas educacionais, planejamento da educação, Estado, políticas públicas, gestão, avaliação e estudos comparativos de política educacional.
Profa. Dra. Tânia Barbosa Martins (UNIMEP)
Graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2002) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2005). Em 2014 concluiu o doutorado em Educação na UFSCar com tese sobre As Metamorfoses do Trabalho Docente na Universidade Aberta do Brasil, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP e com estágio no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sob orientação da Profa. Dra. Deise Mancebo. Participa do subprojeto 4 (Trabalho e expansão da educação superior) associado ao GT11 da ANPED e do Universitas-Br. Atualmente, é professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba, integrando o Núcleo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, trabalho docente, educação a distância e educação profissional.
Prof. Dr. Vagno Emygdio Machado Dias (UFSULDEMINAS)
Atua no Mestrado Profissional do IFSULdeminas. Licenciado em Ciências Sociais e Bacharel em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas). Atuação em Fundamentos de Sociologia e Fundamentos da Educação, nos seguintes temas: Trabalho, Educação e Política; Educação Profissional e Tecnológica; Teoria Social; Pensamento Gramsciano. Membro do International Gramsci Society - IGS/BR.
PESQUISADORES MESTRANDOS E DOUTORANDOS
Guilherme Antonio Bim Copiano
Mestrando no Programa de Mestrado Profissional do Centro Paula Souza. Professor de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza (desde 2016). Experiência na coordenação de cursos de História, Geografia e Turismo (2012-2016). Experiência na coordenação de Curso Técnico em Eventos (2016-2018). Possui graduação em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi (2000), licenciatura em História pela Universidade Anhanguera (2016), pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Nove de Julho (2010) e pós-graduação em Formação Pedagógica para Educação Profissional de Nível Médio pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2018). Possui experiência no Ensino Superior, em cursos de Eventos, Gastronomia, Hotelaria, Lazer e Turismo pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (2006-2016) e pela Faculdade HOTEC (2012-2018).
Profa. Ms. Juliana Ribeiro de Lima
Doutoranda na Faculdade de Educação da Unicamp. Bacharel em Turismo pela Universidade de Sorocaba (2003), Especialista em Docência para o Ensino Superior com ênfase em Turismo e Hotelaria pelo SENAC/SP (2005) e mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2011). Atualmente é supervisora da pesquisa de campo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), pesquisa realizada em parceria com o Ministério do Turismo (MTur). Docente e coordenadora do curso de Eventos da Faculdade de Tecnologia de Itu (2014-atual). Docente e Coordenadora do Curso de Turismo da Universidade Paulista Campus Sorocaba e Campus Jundiaí (2012-2017). Tem experiência na área de Turismo e Ensino Superior em Turismo, Hotelaria e Eventos.
APOIO TÉCNICO
Profa. Ms. Fernanda Ferreira Boschini (IFSP – Campus SP)
Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza. Especialista em Administração Pública. Graduada em Tecnologia em Turismo e Hospitalidade pelo Instituto Federal de São Paulo, curso complementado pela graduação no Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Profissional . Trabalha como técnica administrativa no Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo desde 2011, em setores ligados ao ensino e atendimento a alunos, como nos registros escolares do ensino médio-técnico e superior. Atuou na Diretoria de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação como Coordenadora de Fomentos até 2016. Participa como Organizadora na Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFSP Campus São Paulo SEDCITEC desde 2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional.
BOLSISTA DE TREINAMENTO TÉCNICO
Marcela Giovana Lopes Vanzan (Graduanda – Fatec Jundiaí)
Graduanda de Tecnologia em Eventos na Fatec Jundiaí. Possui graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo(2014), especialização em Nutrição e Suplementação Aplicados à Atividade Motora pela Universidade Paulista(2016) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Divino Salvador(2008).
EVENTOS
Nos dias 1 e 2 de abril, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas sediou o Seminário
Regional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSULDEMINAS. Durante o evento
estudantes, pesquisadores e comunidade discutiram as perspectivas de desenvolvimento
do ensino superior brasileiro, a concepção de educação profissional e tecnológica, a
identidade dos mestrados profissionais em educação e as perspectivas de formação de
professores para a educação profissional e tecnológica, tendo como eixo dessas discussões
aspectos da internacionalização da educação
A organização coube ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e
Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) do IFSULDEMINAS, unidade credenciada do
Campus Poços de Caldas, Programa de Pós-Graduação de Gestão e Desenvolvimento da
Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
(CEETEPS), Programa de Pós-Graduação de Educação da Universidade Metodista de
Piracicaba (UNIMEP) e da Universidade de Campinas (UNICAMP).
Promovida pela Coordenadoria de Documentação e Memória do Câmpus São Paulo (CDM-SPO) e pelo Centro de Memória do IFSP, o "I Seminário Patrimônio Educativo: Arquitetura Escolar e Curricular" é uma atividade cultural e científica voltada aos interessados pela preservação do patrimônio e pela história da arquitetura escolar, currículo e práticas pedagógicas relacionadas às experiências com memória escolar.