Português Ingles Espanhol

Desenvolvimento Acadêmico e Profissional: Certificações Internacionais de Idiomas

Data Encerramento: 22/10/2020

PROGRAMA DE EXTENSÃO: SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EM SISTEMAS PRODUTIVOS

 

OFICINA 

Desenvolvimento Acadêmico e Profissional: Certificações Internacionais de Idiomas

 

Professores responsáveis: Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez

 Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie; docente do programa de pós-graduação, mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do CEETEPS.

 

Descrição da Atividade:

O mundo contemporâneo apresenta um panorama bastante diversificado e complexo em termos de comunicação. Neste cenário, a língua inglesa viu-se alçada à categoria de língua global de divulgação científica. De acordo com Jenkins (2009), a língua inglesa passou a ser considerada a nova língua franca, isto é, a língua utilizada como meio de comunicação entre pessoas com distintas línguas maternas. Tem-se com isso, um aumento exponencial na busca por cursos desse idioma e consequentemente em maneiras de auferir o nível de fluência atingido, em que se baseiam as certificações.

No mercado de trabalho e no mundo acadêmico, ter uma certificação internacional faz toda a diferença. Esta será o documento que atesta o seu nível de conhecimento da língua inglesa, ou de outro idioma, balizado por uma instituição que conferirá ao seu certificado o reconhecimento global.

Propõe-se, portanto, neste curso, também apresentar, explicar e comparar algumas das certificações mais relevantes e disponíveis tanto para quem deseja ingressar no ambiente acadêmico como para quem já se encontra nele e deseja se desenvolver e ampliar suas oportunidades.

 

Objetivos: 

  • Apresentar a relevância da certificação internacional, em língua inglesa, para a divulgação da pesquisa acadêmico-científica; esclarecer dúvidas e auxiliar na interpretação de textos em editais públicos.
  • Apresentar e comparar algumas das certificações internacionais, de língua inglesa mais difundidas no mercado brasileiro quanto aos seus objetivos específicos, estrutura, métrica e alcance geográfico e temporal.