Português Ingles Espanhol

Práticas de gestão de cursos na educação profissional

Data Encerramento: 03/11/2020

PROGRAMA DE EXTENSÃO: SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EM SISTEMAS PRODUTIVOS

 

MINICURSO

Práticas de gestão de cursos na educação profissional

 

Professor responsável: Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino

Doutor e Mestre em Educação pela UNESP Marília. Licenciado em Música pela Universidade Estadual de Londrina. Professor do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

 

Descrição da Atividade:

A demanda ampliada pela educação profissional de nível médio e o ensino tecnológico, bem como a amplitude dos cursos oferecidos nas instituições públicas e privadas, constituem um desafio aos profissionais que atuam na coordenação de cursos técnicos e tecnológicos, em suas diversas modalidades e formatos. Por este motivo, requerem uma análise criteriosa e o estabelecimento de estratégias para sua gestão e administração, atendendo às suas necessidades técnicas, administrativas e pedagógicas.

Nossa proposta pretende fomentar, junto aos coordenadores de cursos, um conjunto de saberes e o reconhecimento de um atendimento específico e localizado nas próprias unidades escolares e instituições de ensino superior [IES], aperfeiçoando a gestão local e, indiretamente, dos sistemas de educação profissional.

 

Objetivos:

  • Fomentar práticas gestionárias e pedagógicas entre os coordenadores de cursos da educação profissional;
  • Sinalizar ações relevantes e um conjunto de saberes relacionados à gestão educacional por cursos ou áreas de interesse;
  • Colaborar na constituição de uma cultura permanente de gestão educacional, ajustada às peculiaridades das instituições de educação profissional e dos cursos em que atuam os participantes.