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Introdução aos métodos de pesquisa em Educação Comparada

Data Encerramento: 26/10/2021

PROGRAMA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO: SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EM SISTEMAS PRODUTIVOS

No ato da inscrição, além dos dados pessoais, será solicitado uma cópia do RG em formato PDF. Providencie esse arquivo antes de iniciar a inscrição.

 

Minicurso: Introdução aos métodos de pesquisa em Educação Comparada

 

Professores responsáveis:
Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino[1]
Prof. Dra. Susana Henriques[2]

 

Descrição do minicurso:
A Educação Comparada se apresenta no contexto brasileiro sobre três eixos estruturantes: como uma disciplina nos cursos de graduação e pós-graduação; como área de investigação interdisciplinar; e como teoria e método de pesquisa consagrado na literatura. Importa-nos, nesta proposta de extensão, especialmente a terceira via, com a finalidade de permitir aos interessados o conhecimento do instrumental de pesquisa nos moldes preconizados por George Bereday (1964), Cowen e outros (2012) ou Bray e outros (2015), dispondo os fundamentos para a análise comparada em educação, com a elaboração de critérios de compatibilidade, o mapeamento de semelhanças e diferenças, a disposição em matrizes e quadros comparativos para a produção das hipóteses e inferências sobre temáticas de interesse dos participantes.

O minicurso será oferecido como parte das atividades de extensão desenvolvidas pela Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS, no âmbito do grupo de pesquisa DGP-CNPq “Gestão, Administração e Cultura da Educação Profissional e Tecnológica – GEACEP”; e o Mestrado em Gestão e Administração Educacional – mAGE da Universidade Aberta de Portugal.


Objetivos
:

  • Compreender a relevância do estudo comparado em Educação;
  • Identificar modelos selecionados de análise e métodos de investigação em Educação Comparada;
  • Utilizar as abordagens comparadas em unidades temáticas de interesse dos participantes.

 

Tema e Subtema da Atividade de Extensão:
Concepções e Políticas da Educação Profissional / Relações entre ciência, tecnologia, inovação e educação.

 

Público Alvo:
Pesquisadores, docentes do ensino superior, discentes de pós-graduação de programas lato ou stricto sensu, analistas, gestores e outros interessados.

 

Data e horário: 26 e 27/10/2021 - das 14h às 17h [BR] / das 18h às 21h [POR]

 

Carga horária: 6 horas (2 encontros, de 3 horas cada), com certificação para o cumprimento integral.

 

Modalidade: Minicurso a distância, síncrono.

 

Recursos Necessários: Computador ou Notebook com conexão de internet, Câmera e Microfone.

 

Local: Ambiente virtual de aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Paula Souza (baseado no Microsoft Teams).

 

Número de vagas: 20
Havendo demanda, abriremos novas datas.

 

Certificação:
Certificação para o cumprimento integral da atividade.
Os participantes receberão um certificado emitido pela Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza. O certificado deverá ser acessado neste mesmo site, pela guia Imprimir Certificado de Atividade Concluída.

 

Investimento: Gratuito

A relação dos candidatos convocados estará disponível, em até 3 dias, antes do início da atividade. Para consultar, utilize o menu:

PROGRAMA DE EXTENSÃO > LISTA DE CONVOCADOS


InscriçõesPara fazer a inscrição na atividade, clique aqui!

 

Referências básicas para o minicurso de extensão:
BEREDAY, G. Z. F. Comparative Method in Education. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1964.
BRAY, M. et al. Pesquisa em Educação Comparada: abordagens e métodos. Brasília: Liber Livro, 2015.
COWEN, R.; KAZAMIAS, A. M.; ULTERHATER, E. (Orgs.) Educação comparada: panorama internacional e perspectivas. v. 1. Brasília: UNESCO, CAPES, 2012.
GOMES, C. A. Educação comparada no Brasil: esboço de agenda. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96, n. 243, p. 243-258, maio/ago. 2015.
BRAY, M. et al. Pesquisa em Educação Comparada: abordagens e métodos. Brasília: Liber Livro, 2015. p.127-168.
SCHRIEWER, J.; NÓVOA, A. (Orgs.). A difusão mundial da escola. Lisboa: EDUCA, 2000.

 

[1] Doutor em Educação pela UNESP Marília. Professor e pesquisador na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

[2] Professora Doutora na Universidade Aberta de Portugal. Coordenadora do Mestrado em Gestão e Administração Educacional – mAGE – Uab.