Artigos

Atuação dos assistentes de ensino (teaching assistants) ao redor do mundo: correlações com os profissionais brasileiros

Autor: Julio Francisco Rodrigues de Sousa; Marília Macorin de Azevedo

RESUMO

Os assistentes ou auxiliares de ensino ou de docência (tradução livre de teaching assistants) são profissionais atuantes nas estruturas de educação superior no Brasil e do mundo. Exercem atividades próximas aos educandos especialmente no que se refere à potencialização e suporte à sua aprendizagem, agindo como intermediadores e assessores do relacionamento entre os educandos e os próprios docentes. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo apresentar um panorama da atuação e das atribuições dos chamados assistentes de ensino (teaching assistants) na educação superior pelo mundo segundo a literatura, além de discutir e analisar sua inserção dentro dessas estruturas e também qual é a percepção dos educandos quanto à sua atuação. Sendo uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de uma revisão de literatura relacionada especialmente à educação superior, discutem-se aspectos relacionados aos conceitos gerais e principais benefícios e desafios inerentes à profissão, trazendo também um comparativo entre o cenário nacional e aquele pontuado por diferentes autores. De maneira geral, a literatura destaca uma percepção majoritariamente positiva quanto aos resultados gerados pelos assistentes de ensino em sua atuação, sendo considerados como facilitadores da aprendizagem nos diversos assuntos de interesse acadêmico através do desempenho de funções práticas e coerentes com as propostas acadêmicas. Entre os principais desafios da sua atuação, pontua-se a baixa experiência inerente em algumas situações, que por vezes dificulta a orientação e contato com os educandos, e a educação inclusiva que ainda não se faz presente com frequência em ambientes acadêmicos de educação superior em geral.

Palavras-chave: Assistentes de ensino; Educação superior; Facilitação da aprendiz agem; Assessoria à docência

Julio Francisco Rodrigues de Sousa
ORCID: Link