português ingles
Stricto Sensu

Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

O Curso tem como compromisso buscar um efetivo impacto na realidade da Educação Profissional e Tecnológica por meio do processo de formação de professores e gestores, e do desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras em instituições de ensino e organizações do setor produtivo. Seu propósito é contribuir para que se esboce uma concepção de Educação Profissional e Tecnológica que não seja apenas uma combinação da lógica do setor produtivo com práticas educativas, mas sim uma redefinição a partir da concepção de ser humano no contexto dos desafios da época atual, nos anos iniciais de um novo milênio.

 

REGULAMENTO GERAL, clique aqui!!!


LOCAL
Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza
Rua dos Bandeirantes, 169 – Bom Retiro – São Paulo – SP - 01124-010

Telefone: (11) 3327-3104

E-mail: mestrado@cps.sp.gov.br


COORDENAÇÃO LINHAS DE PESQUISA GRUPOS E PROJETOS DE PESQUISA CORPO DOCENTE DISCIPLINAS PROCESSO SELETIVO

COORDENADORA GERAL

Profª Drª. Helena Gemignani Peterossi, doutora em Educação (Unicamp), mestre em Filosofia da Educação (PUC-SP), pós-graduada em História e Filosofia da Educação (USP) e especialista em Formação Profissional (IRES-Itália).

Coordenadora da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza. Foi diretora da Faculdade de Tecnologia de São Paulo por dois mandatos consecutivos. Coordenou o ensino superior tecnológico do Centro Paula Souza. Participou da implantação de novas faculdades e cursos de tecnologia.

Foi vice-presidente do Conselho de Curadores da Fundação de Apoio à Tecnologia e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Tecnológico Brasil-Alemanha e autora de livros na área de ensino, em especial o tecnológico.

 

COORDENADORA ADJUNTA

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo, doutora em Engenharia pela USP. Mestre em Qualidade pela UNICAMP. Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados pela FATEC SP. É docente permanente na Unidade de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza atuando no Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos e no Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, ambos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Participa dos grupos de pesquisa de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Gestão de Operações e Logística do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos; coordena o Grupo de Pesquisa de Gestão e Avaliação da Educação Profissional do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Foi vice-diretora, diretora acadêmica das Faculdades e CET Radial e Reitora de seu sucedâneo, o Centro Universitário Radial. Professora de Instituições como FATEC SP, UNICID, FECAP, UNISANTANA, FMU e UniNove. Realiza pesquisas na área de Gestão da Qualidade, Gestão Estratégica da TI, Gestão e Avaliação da Educação.

Formação do Formador

Esta Linha de Pesquisa procura, a partir da análise sobre a formação e o papel dos formadores, buscar um eixo integrador entre as políticas públicas, o mercado de trabalho e as práticas educacionais recolocando a questão se é possível chegar a uma Educação Profissional que permita a construção de um conhecimento que não seja meramente instrumental. Traz para a discussão questões como “o saber ensinar o saber fazer” que envolve diretamente professores e alunos e organização do sistema de Educação Profissional. Busca identificar e/ou promover novas tecnologias e práticas de Educação. Investiga as situações de aprendizagem e as práticas docentes que têm como aluno um jovem adulto e/ou um adulto com uma trajetória formativa e profissional já percorrida. Questiona as competências desejáveis desse formador, bem como os ambientes educacionais ou corporativos em que ocorre a Educação Profissional.


Grupos de Pesquisa e Projetos


Gestão e Avaliação

Esta Linha de Pesquisa objetiva a discussão sobre a formação de gestores, o processo de criação, a adoção e difusão de novas políticas, projetos, programas, cursos, currículos, processos e práticas de gestão e avaliação que efetivamente viabilizam a execução da Educação Profissional e Tecnológica.

As mudanças que ocorrem no mundo globalizado exigem que as políticas públicas e as organizações de Educação Profissional e Tecnológica reajam com rapidez para encontrar respostas às demandas da sociedade e do mercado. O planejamento, a gestão e a avaliação adquiriram assim o status de fator de sucesso exigindo que as instituições mantenham constantemente a capacidade de incorporar novas demandas sociais e que seus gestores e professores sejam capazes de estabelecer objetivos e planos de ação de curto, médio e longo prazo que mobilizem pessoas e recursos.


Grupos de Pesquisa e Projetos


Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica
Professores: Prof. Dr. Emerson Freire, Profª Drª Helena Gemignani Peterossi, Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez, Profª Drª Senira Anie Ferraz Fernandez, Profª Drª Sueli Soares dos Santos Batista.

Os objetivos deste grupo são: conhecer os fundamentos epistemológicos das relações entre educação e trabalho, problematizar o papel da educação profissional e tecnológica no atual contexto do desenvolvimento tecnocientífico, compreender as interfaces entre educação, sociedade e tecnologia, identificando as mudanças e permanências na sua fundamentação legal e nos desafios para a formação profissional. A pedagogia, a história, a filosofia, a sociologia e a psicologia, como ciências da educação, são importantes para este grupo como saberes transversais nos estudos sobre as relações entre cultura e trabalho, inovação e educação.

 

Temas:

  • Conceitos e contextos socioculturais do trabalho e da tecnologia na interface com a educação;
  • Abordagens e perspectivas das ciências da educação na formação profissional e tecnológica;
  • O docente na educação profissional e tecnológica;
  • Escolarização e profissionalização de jovens e adultos;
  • Memória e História da educação profissional e tecnológica;
  • Tecnologia, comunicação, arte e cultura na formação profissional.

Práticas da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa
Professores: Profª Drª Celi Langhi, Prof. Dr. Carlos Vital Giordano Profª Drª Helena Gemignani Peterossi, Profª Drª. Marilia Macorin de Azevedo, Prof. Dr. Roberto Kanaane, Profª Drª. Rosália Maria Netto Prados, Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez, Profª Drª Senira Anie Ferraz Fernandez.

Este Grupo de Pesquisa objetiva investigar práticas de ensino e de aprendizagem condizentes com as realidades locais e regionais, inseridas no mundo informatizado, aderentes ao desenvolvimento de competências voltadas à formação profissional, favorecendo a inserção social. Visa também propor e discutir as práticas para a formação de profissionais de ensino capazes de atuar em um cenário de desafios econômicos e sociais, contribuindo com o processo de criação, adoção ou difusão de novas tecnologias e de práticas de ensino-aprendizagem. Aliam-se aos objetivos questões relativas à educação corporativa e à aprendizagem organizacional.

 

Temas:

  • Práticas de ensino e de aprendizagem adotadas no contexto do Ensino Técnico e Tecnológico;
  • Produção de materiais didáticos e instrumentos de avaliação para a Educação Profissional e Tecnológica;
  • Estratégias para a formação de profissionais para a Educação Profissional e Tecnológica;
  • Educação a distância;
  • Tecnologias Aplicadas à Educação Profissional e Tecnológica;
  • Educação Organizacional.

Políticas para Educação Profissional e Tecnológica
Professores: Prof. Dr. Darlan Marcelo Delgado, Prof. Dr. Emerson Freire, Profª Drª Helena Gemignani Peterossi, Profª Drª Ivanete Bellucci Pires de Almeida, Prof. Me. Sergio Eugenio Menino, Profª Drª Sueli Soares dos Santos Batista.

O grupo tem como objetivo pesquisar e discutir as Políticas Públicas e o papel da Educação Profissional e Tecnológica a partir de cenários sociais e econômicos. Visa desenvolver estudos sobre políticas públicas, diretrizes curriculares nacionais e reformas educacionais no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação.

 

Temas:

  • Políticas públicas da Educação Profissional e Tecnológica;
  • Relações entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Currículos e Programas da Educação Profissional e Tecnológica;
  • Políticas de Internacionalização na Educação Profissional e Tecnológica;
  • Relações da Política Educacional com a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I);
  • Estudos comparados de Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos.

Gestão e avaliação da Educação Profissional e Tecnológica
Professores: Prof. Dr. Darlan Marcelo Delgado, Profª Drª Ivanete Bellucci Pires de Almeida, Profª Drª. Marilia Macorin de Azevedo, Prof. Dr. Roberto Kanaane, Prof. Me. Sergio Eugenio Menino.

O Grupo de Pesquisa tem como objetivo os estudos e pesquisas sobre formação de gestores educacionais, em particular da Educação Profissional, o processo de elaboração, implantação e avaliação de políticas institucionais e de planos de gestão de sistemas e de unidades escolares, bem como de projetos e práticas administrativas inerentes ao tripé ensino, pesquisa e extensão. Volta-se ainda para as avaliações institucionais (internas e externas) como instrumento de apoio ao contínuo aperfeiçoamento dos planos de desenvolvimento institucional da Educação Profissional e Tecnológica. A qualidade da educação e a inovação no campo da gestão educacional e suas interconexões com os processos de avaliação estão contempladas nos interesses de estudos e pesquisas do grupo.

 

Temas:

  • Administração de sistemas e unidades de ensino;
  • Processos e práticas de avaliação institucional;
  • Gestão da Qualidade da Educação Profissional e Tecnológica;
  • Gestão Pública e Avaliação em instituições de Educação Profissional e Tecnológica.

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Doutor em Sociologia - Instituição da titulação: PUC-SP

Estratégia; Gestão Baseada em Indicadores; Gestão de Mudanças; Gestão de Projetos; Capacitação e Qualificação Profissional.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/1388190299864215
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5557-9529

Profa. Dra. Celi Langhi

Doutora em Psicologia - Instituição da titulação: USP

Fatores Organizacionais e Educação Corporativa

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/7102231185159382
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5527-2412

Prof. Dr. Emerson Freire

Doutor em Sociologia e em Filosofia - Instituição da titulação: UNICAMP e SORBONNE

Tecnologia e Sociedade; Formação Tecnológica; Arte, Cultura e Educação Tecnológica

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/2032507443005058
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5449-2002

Profa. Dra. Helena Gemignani Peterossi

Doutora em Educação - Instituição da titulação: UNICAMP

Políticas e Práticas da Formação Profissional; Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos; Educação Corporativa.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/2082414764823795
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1163-7181

Profa. Dra. Maria Lucia Mendes de Carvalho

Doutora em Engenharia Agrícola - Instituição da titulação: UNICAMP/FEAGRI

Desvendando raízes e retratos no campo da alimentação e nutrição no Brasil: de Francisco Pompêo do Amaral ao Centro Paula Souza.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/2330225376519419
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5452-3785

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

Doutora em Engenharia de Produção - Instituição da titulação: USP

Gestão da qualidade na Educação Profissional e Tecnológica, Gestão e Avaliação de instituições de ensino, Políticas de avaliação institucional e Gestão institucional.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/2827141197766423
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0225-8155

Prof. Dr. Michel Mott Machado

Doutor em Administração de Empresas - Instituição da titulação: Mackenzie

Responsabilidade Social da Educação Superior; Concepções e Políticas da Educação Profissional; Gestão de Sistemas Educacionais; Avaliação e Qualidade de Sistemas Educacionais; Aprendizagem Organizacional e Educação Corporativa.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/8254239906831363
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3444-8271

Profa. Dra. Neide de Brito Cunha

Doutora em Psicologia - área de concentração Educação - Instituição da titulação: Universidade São Francisco

Dificuldades do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, avaliação psicoeducacional, formação de professores, autorregulação da aprendizagem e metodologia de pesquisa.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/0935320618654035
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4945-4495

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino

Doutor em Educação - Instituição da titulação: UNESP

Gestão da qualidade na Educação Profissional e Tecnológica, Gestão e Avaliação de instituições de ensino, Políticas de avaliação institucional e Gestão institucional.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/8435853599892598
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4612-4063

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Doutor em Psicologia Social - Instituição da titulação: USP

Gestão Educacional; Aspectos Humanos da Gestão nos Sistemas Produtivos; Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos; Psicologia do Adulto.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/8168398451169766
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4702-7740

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura - Instituição da titulação: MACKENZIE

Aprendizagem Profissional da Docência, Narrativas e Histórias de Vida em Formação Docente, Fundamentos e Práticas de Ensino em Língua Estrangeira e Bilinguismo em educação profissional.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/3875857514322336
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8468-2851

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados

Doutora em Semiótica e Linguística Geral - Instituição da titulação: USP

Linguística Aplicada ao Ensino; Educação Profissional e Comunicação, com ênfase em Análise do Discurso e Semiótica; Formação do Sujeito e Discursos Político-Educacionais e Político-Culturais em Educação Profissional.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/1028299162272414
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2138-8422

Profa. Dra. Senira Anie Ferraz Fernandez

Doutora em Educação - Instituição da titulação: USP

Gestão Educacional, Avaliação Institucional; Psicologia do Adulto; Educação Tecnológica e Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/6042647780025731
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7733-6421

Prof. Me. Sergio Eugenio Menino

Doutorando em Política Científica e Tecnológica - Instituição da titulação: UNICAMP

Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica; Gestão de Sistemas de Educação; Economia da Educação e da Inovação.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/2744950724168481
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8498-0808

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

Doutora em Psicologia - Instituição da titulação: USP

Fundamentos Históricos e Legais da Educação Profissional e Tecnológica; Relações entre Juventude, Educação e Trabalho; História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica; Cultura escolar.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/5662623397801990
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8126-9615

O curso tem a duração de dois anos. Os três primeiros semestres destinam-se à conclusão dos créditos relativos às disciplinas, desenvolvimento do Projeto de Pesquisa e Exame de Qualificação. O quarto semestre destina-se à conclusão da pesquisa e defesa da Dissertação.

A carga horária total de cada disciplina é de 60 horas, distribuídas em 15 semanas.

O horário de funcionamento do Programa de Mestrado é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. As disciplinas são oferecidas nesse período conforme grade horária divulgada semestralmente.

O programa oferece as disciplinas descritas abaixo, sendo duas obrigatórias e três optativas, que deverão ser definidas em comum acordo com o orientador, de modo a melhor obter o embasamento teórico e/ou instrumental necessário ao respectivo projeto de pesquisa.

Disciplinas

Não existem processos seletivos abertos para esse curso.