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Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

O Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional possui concentração na área de Educação e Trabalho e tem como compromisso buscar um efetivo impacto na realidade da Educação Profissional e Tecnológica por meio do processo de formação de professores e gestores, e do desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras no processo educacional em instituições de ensino e organizações do setor produtivo. Seu propósito é contribuir para que se esboce uma concepção de Educação Profissional e Tecnológica que não seja apenas uma combinação da lógica do setor produtivo com práticas educativas, mas sim uma redefinição a partir da concepção de ser humano no contexto dos desafios da época atual, nas décadas iniciais de um novo milênio.

 

REGULAMENTO GERAL, clique aqui!!!


LOCAL
Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza
Rua dos Bandeirantes, 169 – Bom Retiro – São Paulo – SP - 01124-010

Telefone: (11) 3327-3104

E-mail: mestrado@cps.sp.gov.br


COORDENAÇÃO LINHAS DE PESQUISA GRUPOS E PROJETOS DE PESQUISA CORPO DOCENTE DISCIPLINAS PROCESSO SELETIVO

COORDENADORA GERAL

Profª Drª. Helena Gemignani Peterossi, doutora em Educação (Unicamp), mestre em Filosofia da Educação (PUC-SP), pós-graduada em História e Filosofia da Educação (USP), Pedagoga (PUC-SP) e especialista em Formação Profissional (IRES-Itália).

Coordena a Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza, onde:
Foi diretora da Faculdade de Tecnologia de São Paulo por dois mandatos consecutivos. Coordenou o ensino superior tecnológico, FATECs. Participou da implantação de faculdades e cursos de tecnologia. Foi responsável pela criação, implantação e desenvolvimento dos Cursos de Formação de Professores para o Ensino Técnico – Esquema I e II. Coordenou o planejamento e a oferta do Curso de MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais, modalidade EAD, para gestores da rede federal e estadual de educação profissional e tecnológica, do Projeto Brasil Profissionalizado.

Coordenou o planejamento e a implantação dos Programas de Mestrado Profissional em Tecnologia em Sistemas Produtivos e em Educação Profissional.

Foi vice-presidente do Conselho de Curadores da Fundação de Apoio à Tecnologia e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Tecnológico Brasil-Alemanha.

Foi professora da Faculdade de Educação da PUC –SP e do Programa de Mestrado em Educação da UNICID.

Coordena o planejamento e a oferta de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA.

É autora de livros e artigos na área de ensino, em especial o tecnológico, sobre políticas públicas, planejamento e gestão, formação de professores e gestores.

 

COORDENADORA ADJUNTA

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo, doutora em Engenharia pela USP. Mestre em Qualidade pela UNICAMP. Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados pela FATEC SP. É docente permanente na Unidade de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza atuando no Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos e no Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, ambos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Participa dos grupos de pesquisa de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Gestão de Operações e Logística do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos; coordena o Grupo de Pesquisa de Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Realiza pesquisas na área de Gestão da Qualidade, Gestão Estratégica da TI, Gestão e Avaliação da Educação Profissional.

Linha de Pesquisa 1: Formação do Formador

Objetiva o desenvolvimento de estudos e pesquisas centrados ao ambiente formativo voltado ao docente, sua formação, condições, recursos e práticas para o exercício docente, como também, voltado ao discente, suas características, o processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional.


Grupos de Pesquisa e Projetos


Linha de Pesquisa 2: Políticas, Gestão e Avaliação

Objetiva o desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados às atividades dos gestores, administradores, coordenadores e à organização do ambiente educacional, centrados nos aspectos que interferem no processo da Educação Profissional além do espaço formativo.


Grupos de Pesquisa e Projetos


1 - Saberes e Trabalho docente
Professores: Profª Drª Helena Gemignani Peterossi; Profª Drª. Rosália Maria Netto Prados; Prof Dr. Rodrigo Avella Ramirez; Prof. Me. Sergio Eugenio Menino.

O objeto da pesquisa trata dos saberes do formador e desafios do trabalho docente em Educação Profissional. Por meio da identificação das teorias educacionais e correntes pedagógicas, propõe-se a contextualização da educação profissional e tecnológica para se discutir a formação de profissionais de ensino que atendam às exigências contemporâneas. Objetiva-se, também, estudar a comunicação e o saber ensinar em educação profissional, a fim de se identificar os discursos que constituem e formam o professor, já que este tem um papel fundamental em iniciativas que venham fazer a diferença no processo educacional e social.


Temas:

  • Saberes docentes no contexto da Educação Técnica e Tecnológica;
  • Comunicação docente;
  • Estratégias de formação de profissionais da Educação Profissional e Tecnológica;
  • Saberes experienciais e prática profissional do docente;
  • Processos de identificação do docente;
  • Discursos educacionais e saberes docentes;
  • Abordagens e perspectivas das ciências da educação na formação profissional e tecnológica;
  • Resgate histórico da formação do professor do ensino técnico e tecnológico.

2 - Ensino e Aprendizagem
Professores: Profª Drª Celi Langhi; Prof Dr. Carlos Giordano; Prof. Dr. Michel Mott Machado; Profª Drª Neide de Cunha Brito Profª Drª Senira Anie Ferraz Fernandez; Prof. Dr. Roberto Kanaane.

Este projeto de pesquisa objetiva investigar práticas de ensino e de aprendizagem condizentes com as realidades locais e regionais, inseridas no mundo informatizado, aderentes ao desenvolvimento de competências voltadas à formação profissional, que favoreçam a inserção social. Visa também propor e discutir as práticas para a formação de profissionais de ensino capazes de atuar em um cenário de desafios econômicos e sociais e que contribuam com o processo de criação, adoção ou difusão de novas tecnologias e de práticas de ensino-aprendizagem. Aliam-se aos objetivos questões relativas à educação corporativa e à aprendizagem organizacional.


Temas:

  • Práticas de ensino e de aprendizagem adotadas no contexto do Ensino Técnico e Tecnológico;
  • Teorias de aprendizagem;
  • Produção de materiais didáticos e instrumentos de avaliação para a Educação Profissional e Tecnológica;
  • Educação a distância;
  • Tecnologias Aplicadas à Educação Profissional e Tecnológica;
  • Aprendizagem Organizacional e Educação Corporativa.

3 - Concepções e Políticas da Educação Profissional
Professores: Prof. Dr. Emerson Freire, Profª Drª Helena Gemignani Peterossi, Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino, Profª Drª Sueli Soares dos Santos Batista.

O projeto tem como objetivos estudar as relações entre educação e trabalho, problematizar o papel da educação profissional e tecnológica no atual contexto do desenvolvimento, compreendendo as interfaces entre política, educação, sociedade e tecnologia; pesquisar e discutir as Políticas Públicas e o papel da educação profissional e tecnológica a partir de cenários sociais e econômicos; desenvolver estudos sobre políticas públicas, diretrizes curriculares nacionais e reformas educacionais no âmbito de ministérios e secretarias envolvidas com o trabalho e o emprego, identificando as mudanças e permanências na sua fundamentação legal e nos desafios para a formação profissional técnica e tecnológica.

Temas:

  • Conceitos e contextos socioculturais e econômicos do trabalho e da tecnologia na interface com a educação;
  • Escolarização e profissionalização de jovens e adultos;
  • Memória e história da educação profissional e tecnológica;
  • Tecnologia, arte e cultura na formação profissional;
  • Políticas públicas da Educação Profissional e Tecnológica;
  • Políticas de Internacionalização na Educação Profissional e Tecnológica;
  • Relações entre ciência, tecnologia, inovação e educação.

4 - Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
Professores: Profª Drª. Marilia Macorin de Azevedo, Prof. Dr. Michel Mott Machado, Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino, Profª Drª Senira Anie Ferraz Fernandez, Prof. Me. Sergio Eugenio Menino.

O projeto de pesquisa tem como objetivo a formação de gestores educacionais, a realização de estudos e pesquisas sobre o processo de elaboração, implantação e avaliação de políticas institucionais e de planos de gestão de sistemas e de unidades escolares, bem como de projetos e práticas administrativas. Estuda também a construção de currículos e programas de cursos, bem como sua interação com a gestão acadêmica. Volta-se ainda para as avaliações institucionais (internas e externas) como instrumento de apoio ao contínuo aperfeiçoamento dos planos de desenvolvimento institucional, em termos de qualidade, inovação e gestão.

Temas:

  • Gestão e organização de sistemas e unidades de ensino;
  • Gestão educacional: coordenação, supervisão e orientação;
  • Organização e desenvolvimento curricular da educação profissional;
  • Programas educacionais: organização, gestão e avaliação;
  • Processos e práticas de avaliação institucional;
  • Gestão da qualidade da Educação Profissional e Tecnológica.

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Doutor em Sociologia - Instituição da titulação: PUC-SP

Tecnologias de Comunicação e Informação aplicadas na Educação Profissional e Tecnológica. Gamificação. Ensino a distância.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/1388190299864215
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5557-9529

Profa. Dra. Celi Langhi

Doutora em Psicologia - Instituição da titulação: USP

Fatores Organizacionais e Educação Corporativa. Ensino a distância. Práticas de Ensino e Aprendizagem.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/7102231185159382
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5527-2412

Prof. Dr. Emerson Freire

Doutor em Sociologia e em Filosofia - Instituição da titulação: UNICAMP e SORBONNE

Tecnologia e Sociedade; Arte, Cultura e Educação Tecnológica; Políticas Públicas de Educação Profissional.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/2032507443005058
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5449-2002

Profa. Dra. Helena Gemignani Peterossi

Doutora em Educação - Instituição da titulação: UNICAMP

Políticas e Práticas da Educação Profissional e Tecnológica; Formação e Desenvolvimento de Professores e Gestores.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/2082414764823795
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1163-7181

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

Doutora em Engenharia de Produção - Instituição da titulação: USP

Gestão da Qualidade em Serviços; Gestão de Processos de Desenvolvimento de Software.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/2827141197766423
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0225-8155

Prof. Dr. Michel Mott Machado

Doutor em Administração de Empresas - Instituição da titulação: Mackenzie

Desenvolvimento de projetos e processos de práticas administrativas em Educação Profissional e Tecnológica; Educação Corporativa.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/8254239906831363
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3444-8271

Profa. Dra. Neide de Brito Cunha

Doutora em Psicologia - Instituição da titulação: Universidade São Francisco

Processos de ensino e aprendizagem; avaliação psicoeducacional; Formação de professores.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/0935320618654035
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4945-4495

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino

Doutor em Educação - Instituição da titulação: UNESP

Avaliação e gestão da qualidade na Educação Profissional e Tecnológica; Políticas de avaliação institucional e Gestão institucional.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/8435853599892598
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4612-4063

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Doutor em Psicologia Social - Instituição da titulação: USP

Psicologia do Adulto; Educação corporativa; Processos de ensino e aprendizagem.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/8168398451169766
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4702-7740

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura - Instituição da titulação: MACKENZIE

Formação de professores; Fundamentos e Práticas de Ensino em Língua Estrangeira e Bilinguismo em educação profissional.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/3875857514322336
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8468-2851

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados

Doutora em Semiótica e Linguística Geral - Instituição da titulação: USP

Linguística Aplicada ao Ensino; Comunicação docente; Formação do Sujeito e Discursos Político-Educacionais e Político-Culturais em Educação Profissional.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/1028299162272414
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2138-8422

Profa. Dra. Senira Anie Ferraz Fernandez

Doutora em Educação - Instituição da titulação: USP

Psicologia do Adulto; Desenvolvimento de currículos e programas.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/6042647780025731
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7733-6421

Prof. Me. Sergio Eugenio Menino

Doutorando em Política Científica e Tecnológica - Instituição da titulação: UNICAMP

Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica; Gestão de Sistemas de Educação; Economia da Educação e da Inovação.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/2744950724168481
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8498-0808

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

Doutora em Psicologia - Instituição da titulação: USP

Fundamentos Históricos e Legais da Educação Profissional e Tecnológica; Relações entre Juventude, Educação e Trabalho; História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica; Cultura escolar.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/5662623397801990
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8126-9615

O programa tem a duração de dois anos. Os três primeiros semestres destinam-se à conclusão dos créditos relativos às disciplinas, desenvolvimento do Projeto de Pesquisa e Exame de Qualificação. O quarto semestre destina-se à conclusão da pesquisa e defesa da Dissertação.

A carga horária total de cada disciplina é de 60 horas, distribuídas em 15 semanas.

O horário de funcionamento do Programa de Mestrado é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. As disciplinas são oferecidas nesse período conforme grade horária divulgada semestralmente.

As disciplinas estão estruturadas com dois grandes objetivos: proporcionar ao aluno forte embasamento do método científico e pesquisa aplicada e apoiá-lo nos conceitos, teorias, instrumental e ferramentas da linha de pesquisa à qual está vinculado.

Duas disciplinas se constituem no núcleo central do programa de mestrado e são obrigatórias: “Metodologia da Pesquisa em Educação Profissional” e “Sociedade, Educação e Trabalho”, com o objetivo de promover a compreensão do método científico na formação do aluno e de embasar sobre os conceitos relevantes sobre Educação Profissional.

O aluno deverá cumprir 20 créditos com disciplinas, estruturadas como segue:

Linha de Pesquisa

Disciplina

Créditos

Obrigatórias

Metodologia da Pesquisa em Educação Profissional

4

Sociedade, Educação e Trabalho

4

 

Formação do Formador

Formação do Formador

4

Linguagem e Práticas de Educação Profissional

4

Correntes Pedagógicas e a Educação Profissional

4

Psicologia do Adulto

4

Tecnologias Aplicadas à Educação Profissional

4

Aprendizagem Organizacional e Educação Corporativa

4

Políticas, Gestão e Avaliação

Fundamentos da Educação Profissional

4

Políticas da Educação Profissional

4

Gestão de Sistemas Educacionais

4

Avaliação e Qualidade dos sistemas Educacionais

4

Currículos e Programas

4

 

Disciplinas

Não existem processos seletivos abertos para esse curso.