português ingles

Stricto Sensu

Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

O Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional possui concentração na área de Educação e Trabalho e tem como compromisso buscar um efetivo impacto na realidade da Educação Profissional e Tecnológica por meio do processo de formação de professores e gestores, e do desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras no processo educacional em instituições de ensino e organizações do setor produtivo. Seu propósito é contribuir para que se esboce uma concepção de Educação Profissional e Tecnológica que não seja apenas uma combinação da lógica do setor produtivo com práticas educativas, mas sim uma redefinição a partir da concepção de ser humano no contexto dos desafios da época atual, nas décadas iniciais de um novo milênio.

 

REGULAMENTO GERAL, clique aqui!!!


LOCAL
Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza
Rua dos Bandeirantes, 169 – Bom Retiro – São Paulo – SP - 01124-010

Telefone: (11) 3327-3104

E-mail: mestrado@cps.sp.gov.br

COORDENAÇÃO LINHAS DE PESQUISA CORPO DOCENTE DISCIPLINAS PROCESSO SELETIVO

COORDENADORA GERAL

Profª Drª. Helena Gemignani Peterossi, doutora em Educação (Unicamp), mestre em Filosofia da Educação (PUC-SP), pós-graduada em História e Filosofia da Educação (USP), Pedagoga (PUC-SP) e especialista em Formação Profissional (IRES-Itália).

Coordena a Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza, onde:
Foi diretora da Faculdade de Tecnologia de São Paulo por dois mandatos consecutivos. Coordenou o ensino superior tecnológico, FATECs. Participou da implantação de faculdades e cursos de tecnologia. Foi responsável pela criação, implantação e desenvolvimento dos Cursos de Formação de Professores para o Ensino Técnico – Esquema I e II. Coordenou o planejamento e a oferta do Curso de MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais, modalidade EAD, para gestores da rede federal e estadual de educação profissional e tecnológica, do Projeto Brasil Profissionalizado.

Coordenou o planejamento e a implantação dos Programas de Mestrado Profissional em Tecnologia em Sistemas Produtivos e em Educação Profissional.

Foi vice-presidente do Conselho de Curadores da Fundação de Apoio à Tecnologia e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Tecnológico Brasil-Alemanha.

Foi professora da Faculdade de Educação da PUC –SP e do Programa de Mestrado em Educação da UNICID.

Coordena o planejamento e a oferta de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA.

É autora de livros e artigos na área de ensino, em especial o tecnológico, sobre políticas públicas, planejamento e gestão, formação de professores e gestores.

 

COORDENADORA ADJUNTA

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo, doutora em Engenharia pela USP. Mestre em Qualidade pela UNICAMP. Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados pela FATEC SP. É docente permanente na Unidade de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza atuando no Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos e no Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, ambos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Participa dos grupos de pesquisa de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Gestão de Operações e Logística do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos; coordena o Grupo de Pesquisa de Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Realiza pesquisas na área de Gestão da Qualidade, Gestão Estratégica da TI, Gestão e Avaliação da Educação Profissional.

Linha de Pesquisa 1: Formação do Formador

Objetiva o desenvolvimento de estudos e pesquisas centrados ao ambiente formativo voltado ao docente, sua formação, condições, recursos e práticas para o exercício docente, como também, voltado ao discente, suas características, o processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional.

 

Linha de Pesquisa 2: Políticas, Gestão e Avaliação

Objetiva o desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados às atividades dos gestores, administradores, coordenadores e à organização do ambiente educacional, centrados nos aspectos que interferem no processo da Educação Profissional além do espaço formativo.

 

A partir dessas linhas de pesquisa, estabeleceu-se os projetos de pesquisa:

  1. Saberes e Trabalho docente;
  2. Ensino e Aprendizagem;
  3. Concepções e Políticas da Educação Profissional;
  4. Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional.

Os projetos de pesquisa, aderentes às Linhas de Pesquisa do Programa, agregam os docentes e alunos que possuem trabalhos voltados aos saberes analisados, a saber:

Linha de Pesquisa: Formação do Formador

  1. Saberes e Trabalho docente:

O objeto da pesquisa trata dos saberes do formador e desafios do trabalho docente em Educação Profissional.  Por meio da identificação das teorias educacionais e correntes pedagógicas, propõe-se a contextualização da educação profissional e tecnológica para se discutir a formação de profissionais de ensino que atendam às exigências contemporâneas. Objetiva-se, também, estudar a comunicação e o saber ensinar em educação profissional, a fim de se identificar os discursos que constituem e formam o professor, já que este tem um papel fundamental em iniciativas que venham fazer a diferença no processo educacional e social.

Temas:

  • Saberes docentes no contexto da Educação Técnica e Tecnológica; 
  • Comunicação docente; 
  • Estratégias de formação de profissionais da Educação Profissional e Tecnológica; 
  • Saberes experienciais e prática profissional do docente; 
  • Processos de identificação do docente; 
  • Discursos educacionais e saberes docentes;
  • Abordagens e perspectivas das ciências da educação na formação profissional e tecnológica.  

 

PROFESSORES: Profª Drª Helena Gemignani Peterossi Profª Drª. Rosália Maria Netto Prados; Prof Dr. Rodrigo Avella Ramirez; Prof. Me. Sergio Eugenio Menino.

 

  1. Ensino e Aprendizagem:

Este projeto de pesquisa objetiva investigar práticas de ensino e de aprendizagem condizentes com as realidades locais e regionais, inseridas no mundo informatizado, aderentes ao desenvolvimento de competências voltadas à formação profissional, que favoreçam a inserção social. Visa também propor e discutir as práticas para a formação de profissionais de ensino capazes de atuar em um cenário de desafios econômicos e sociais e que contribuam com o processo de criação, adoção ou difusão de novas tecnologias e de práticas de ensino-aprendizagem. Aliam-se aos objetivos questões relativas à educação corporativa e à aprendizagem organizacional.

Temas:

  • Práticas de ensino e de aprendizagem adotadas no contexto do Ensino Técnico e Tecnológico;  
  • Teorias de aprendizagem;
  • Produção de materiais didáticos e instrumentos de avaliação para a Educação Profissional e Tecnológica; 
  • Educação a distância; 
  • Tecnologias Aplicadas à Educação Profissional e Tecnológica; 
  • Aprendizagem Organizacional e Educação Corporativa. 

 

PROFESSORES: Profª Drª Celi Langhi; Prof Dr. Carlos Giordano; Prof. Dr. Michel Mott Machado; Profª Drª Neide de Cunha Brito Profª Drª Senira Anie Ferraz Fernandez; Prof. Dr. Roberto Kanaane.

 

Linha de Pesquisa:  Políticas, Gestão e Avaliação

  1. Concepções e Políticas da Educação Profissional:

O projeto tem como objetivos estudar as relações entre educação e trabalho, problematizar o papel da educação profissional e tecnológica no atual contexto do desenvolvimento, compreendendo as interfaces entre política, educação, sociedade e tecnologia; pesquisar e discutir as Políticas Públicas e o papel da educação profissional e tecnológica a partir de cenários sociais e econômicos; desenvolver estudos sobre políticas públicas, diretrizes curriculares nacionais e reformas educacionais no âmbito de ministérios e secretarias envolvidas com o trabalho e o emprego, identificando as mudanças e permanências na sua fundamentação legal e nos desafios para a formação profissional técnica e tecnológica.

 

Temas:

  • Conceitos e contextos socioculturais e econômicos do trabalho e da tecnologia na interface com a educação; 
  • Escolarização e profissionalização de jovens e adultos; 
  • História e memória da educação profissional e tecnológica; 
  • Tecnologia, arte e cultura na formação profissional; 
  • Políticas públicas da Educação Profissional e Tecnológica; 
  • Políticas de Internacionalização na Educação Profissional e Tecnológica; 
  • Relações entre ciência, tecnologia, inovação e educação.

 

PROFESSORES:  Prof. Dr. Emerson Freire, Profª Drª Helena Gemignani Peterossi, Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino, Profª Drª Sueli Soares dos Santos Batista.

 

  1. Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional

O projeto de pesquisa tem como objetivo a formação de gestores educacionais, a realização de estudos e pesquisas sobre o processo de elaboração, implantação e avaliação de políticas institucionais e de planos de gestão de sistemas e de unidades escolares, bem como de projetos e práticas administrativas. Estuda também a construção de currículos e programas de cursos, bem como sua interação com a gestão acadêmica. Volta-se ainda para as avaliações institucionais (internas e externas) como instrumento de apoio ao contínuo aperfeiçoamento dos planos de desenvolvimento institucional, em termos de qualidade, inovação e gestão.

 

Temas:

  • Gestão e organização de sistemas e unidades de ensino;
  • Gestão educacional: coordenação, supervisão e orientação;
  • Organização e desenvolvimento curricular da educação profissional; 
  • Programas educacionais: organização, gestão e avaliação; 
  • Processos e práticas de avaliação institucional; 
  • Gestão da qualidade da Educação Profissional e Tecnológica.

 

PROFESSORES: Profª Drª. Marilia Macorin de Azevedo,Prof. Dr. Michel Mott Machado, Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino, Profª Drª Senira Anie Ferraz Fernandez, Prof. Me. Sergio Eugenio Menino.

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Doutor em Sociologia - Instituição da titulação: PUC-SP

Tecnologias de Comunicação e Informação aplicadas na Educação Profissional e Tecnológica. Gamificação. Ensino a distância.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/1388190299864215
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5557-9529

 

Profa. Dra. Celi Langhi

Doutora em Psicologia – Instituição da titulação: USP

Fatores Organizacionais e Educação Corporativa. Ensino a distância. Práticas de Ensino e Aprendizagem.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/7102231185159382
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5527-2412

 

Prof. Dr. Emerson Freire

Doutor em Sociologia e em Filosofia - Instituição da titulação: UNICAMP e SORBONNE

Tecnologia e Sociedade; Arte, Cultura e Educação Tecnológica; Políticas Públicas de Educação Profissional.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/2032507443005058
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5449-2002

 

Profª Drª Helena Gemignani Peterossi

Doutora em Educação - Instituição da titulação: UNICAMP

Políticas e Práticas da Educação Profissional e Tecnológica; Formação e Desenvolvimento de Professores e Gestores.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/2082414764823795
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1163-7181

 

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

Doutora em Engenharia de Produção - Instituição da titulação: USP

Gestão da qualidade na Educação Profissional e Tecnológica; Políticas de avaliação institucional e Gestão institucional.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/2827141197766423

Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0225-8155

 

Prof. Dr. Michel Mott Machado

Doutor em Administração de Empresas - Instituição da titulação: Mackenzie

Desenvolvimento de projetos e processos de práticas administrativas em Educação Profissional e Tecnológica; Educação Corporativa.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/8254239906831363
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3444-8271

 

Profa. Dra. Neide de Brito Cunha

Doutora em Psicologia - Instituição da titulação: Universidade São Francisco

Processos de ensino e aprendizagem; avaliação psicoeducacional; Formação de professores.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/0935320618654035
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4945-4495

 

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino

Doutor em Educação - Instituição da titulação: UNESP

Avaliação e gestão da qualidade na Educação Profissional e Tecnológica; Políticas de avaliação institucional e Gestão institucional.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/8435853599892598
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4612-4063

 

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Doutor em Psicologia Social - Instituição da titulação: USP

Psicologia do Adulto; Educação corporativa; Processos de ensino e aprendizagem.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/8168398451169766
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4702-7740

 

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura - Instituição da titulação: MACKENZIE

Formação de professores; Fundamentos e Práticas de Ensino em Língua Estrangeira e Bilinguismo em educação profissional.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/3875857514322336
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8468-2851

 

Profª Drª. Rosália Maria Netto Prados

Doutora em Semiótica e Linguística Geral - Instituição da titulação: USP

Linguística Aplicada ao Ensino; Comunicação docente; Formação do Sujeito e Discursos Político-Educacionais e Político-Culturais em Educação Profissional.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/1028299162272414
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2138-8422

 

Profª Drª Senira Anie Ferraz Fernandez

Doutora em Educação - Instituição da titulação: USP

Psicologia do Adulto; Desenvolvimento de currículos e programas.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/6042647780025731
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7733-6421

 

Prof. Me. Sergio Eugenio Menino

Doutorando em Política Científica e Tecnológica - Instituição da titulação: UNICAMP

Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica; Gestão de Sistemas de Educação; Economia da Educação e da Inovação.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/2744950724168481
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8498-0808

 

Profª Drª Sueli Soares dos Santos Batista

Doutora em Psicologia - Instituição da titulação: USP

Fundamentos Históricos e Legais da Educação Profissional e Tecnológica; Relações entre Juventude, Educação e Trabalho; Cultura escolar.

Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/5662623397801990
Currículo ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8126-9615

O programa tem a duração de dois anos. Os três primeiros semestres destinam-se à conclusão dos créditos relativos às disciplinas, desenvolvimento do Projeto de Pesquisa e Exame de Qualificação. O quarto semestre destina-se à conclusão da pesquisa e defesa da Dissertação.

A carga horária total de cada disciplina é de 60 horas, distribuídas em 15 semanas.

O horário de funcionamento do Programa de Mestrado é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. As disciplinas são oferecidas nesse período conforme grade horária divulgada semestralmente.

As disciplinas estão estruturadas com dois grandes objetivos: proporcionar ao aluno forte embasamento do método científico e pesquisa aplicada e apoiá-lo nos conceitos, teorias, instrumental e ferramentas da linha de pesquisa à qual está vinculado.

Duas disciplinas se constituem no núcleo central do programa de mestrado e são obrigatórias: “Metodologia da Pesquisa em Educação Profissional” e “Sociedade, Educação e Trabalho”, com o objetivo de promover a compreensão do método científico na formação do aluno e de embasar sobre os conceitos relevantes sobre Educação Profissional.

O aluno deverá cumprir 20 créditos com disciplinas, estruturadas como segue:

Linha de Pesquisa

Disciplina

Créditos

Obrigatórias

Metodologia da Pesquisa em Educação Profissional

4

Sociedade, Educação e Trabalho

4

 

Formação do Formador

Formação do Formador

4

Linguagem e Práticas de Educação Profissional

4

Correntes Pedagógicas e a Educação Profissional

4

Psicologia do Adulto

4

Tecnologias Aplicadas à Educação Profissional

4

Aprendizagem Organizacional e Educação Corporativa

4

Políticas, Gestão e Avaliação

Fundamentos da Educação Profissional

4

Políticas da Educação Profissional

4

Gestão de Sistemas Educacionais

4

Avaliação e Qualidade dos sistemas Educacionais

4

Currículos e Programas

4

 

Não existem processos seletivos abertos para esse curso.