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Título: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ALTERNATIVA DECORRENTE DA COVID-19
Autor(es): Lucileila do Rosario Queiroz; Sergio Pamboukian ; Roberto Kanaane; Adriane Camargo Rezende Perdigão; Sirlei Bertolini Soares; Rose Aparecida de França; Paula Daniela da Silva Monciatti
Data de Publicação: 20/01/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
RESUMO
O fechamento das unidades educacionais em virtude do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, levou à implementação de soluções de ensino remoto de maneira emergencial. Diante deste novo contexto, este estudo buscou caracterizar a prática docente em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública do Estado de São Paulo. Foi realizada pesquisa qualiquanti, de caráter descritivo e exploratório, tendo os dados sido coletados por meio de um questionário eletrônico enviado por e-mail aos docentes, obtendo-se 189 respostas válidas. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva. Identificou-se que as práticas docentes foram alteradas para atender às demandas decorrentes da Covid-19, sendo apontadas vantagens e desvantagens das aulas remotas, devido às práticas adotadas. Constatou-se que embora 87,2% das unidades da IES tenham alterado as aulas para educação a distância, não foi identificado empenho suficiente da IES no que se refere ao suporte disponibilizado aos docentes, dado que a maioria dos recursos tecnológicos necessários à ministração das aulas ficaram a cargo dos próprios professores.
Palavras-Chave
Práticas docentes, Ensino Remoto, EaD, Covid-19
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