Simprofi VOLTAR
Título: Competências Socioemocionais no curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio: um estudo sobre as planificações curriculares do CEETEPS
Autor(es): Vanessa Hildebrando;Paulo Roberto Prado Constantino
Data de Publicação: 15/06/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
RESUMO
A investigação pretendeu descrever e analisar como as competências socioemocionais são apresentadas nos currículos dos cursos Novotec Integrado, implantado desde 2018 nas escolas técnicas estaduais de São Paulo, ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS. Para tal, utilizamos a pesquisa documental, com fundamentação na legislação vigente e em estudos variados. Na análise dos documentos curriculares identificou-se a presença das competências socioemocionais de modo difuso, entre outras habilidades e competências gerais previstas, ao mesmo tempo que o trabalho em grupo foi o elemento mais solicitado na prescrição, alinhada às novas diretrizes curriculares nacionais e estaduais para o ensino médio e a educação profissional.
Palavras-Chave
Competência Socioemocional, Educação Profissional e Tecnológica, Currículo, Novotec, CEETEPS
LINK DE ACESSO