RESUMO
O objetivo principal deste artigo é analisar a percepção de docentes do ensino superior quanto as suas competências do ensino, tomando amostra de docentes em três países: Brasil, Portugal e Espanha. Como objetivo específico analisa-se, ainda, uma eventual diferenciação em função da variável país e variável gênero. Esta pesquisa, de caráter transversal e correlacional, considerou as respostas de 246 professores do ensino superior do Brasil, Espanha e Portugal ao Questionário de Percepção de Competências Docentes. Os resultados apontaram um efeito significativo da interação combinando o país de origem e o gênero dos participantes. Tomando isoladamente o efeito da variável país, houve diferença estatisticamente significativa nas dimensões Tecnologias, Saber Fazer e Clima Relacional, com médias mais altas por parte dos docentes brasileiros. Quanto ao gênero, houve diferença estatisticamente significativa nas dimensões Saber Fazer e Clima Relacional com médias mais elevadas para as mulheres brasileiras. Na interação entre as duas variáveis país x gênero houve diferença estatisticamente significativa somente na variável Tecnologias com maior estabilidade dos valores obtidos pelos homens, independentemente do país. Amostras mais consistentes de docentes, e diferenciadas consoante os anos de prática e as áreas científicas das unidades curriculares lecionadas, ajudarão a aprofundar o significado de tais diferenças considerando modelos de formação e contextos de prática profissional. Essa informação pode ajudar as instituições a definirem formas de intervenção, nomeadamente programas de formação, tendo em vista a capacitação docente dos seus professores.