Simprofi VOLTAR
Título: Uso da tecnologia na avaliação de compreensão na leitura de alunos da Educação Profissional e Tecnológica no contexto da pandemia
Autor(es): Neide de Brito Cunha
Data de Publicação: 31/10/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Ensino e Aprendizagem
PROJETO DE PESQUISA
Ensino e Aprendizagem
RESUMO
A identificação do nível de compreensão de leitura é importante tanto no ambiente escolar como no corporativo. Normalmente são realizados testes de leitura por meio de lápis e papel. No entanto, no contexto da pandemia, para que fosse possível a meio de testes foi elaborado um programa de computador que permite ao educador avaliá-la por meio da internet. O objetivo deste estudo foi o de investigar a compreensão de leitura por meio desse programa e avaliar suas potencialidades. Participaram 333 estudantes do ensino médio regular e do profissional técnico de uma instituição pública do interior do estado de São Paulo, com idades de 14 a 56 anos, de diferentes turnos de estudos. Eles responderam um Teste de Cloze informatizado, no formato tradicional no qual se omite cada quinta palavra do texto e em seu lugar coloca-se um espaço proporcional à palavra que foi retirada. Os resultados apontaram que a pontuação do Teste de Cloze, dividida em quartis, teve mais alunos no quartil inferior em relação ao quartil superior, evidenciando problemas com a compreensão de leitura por parte dos participantes. Embora o programa tenha facilitado a aplicação e propiciado a obtenção dos resultados instantaneamente, acredita-se que o nível de dificuldade foi menor no teste realizado no computador visto que foi verificado que era possível aos alunos apurar a quantidade de caracteres da palavra, levando à obtenção do número de letras caberiam na lacuna, e isto pode ter facilitado o desempenho no teste.
Palavras-Chave
compreensão de leitura; teste de Cloze; educação profissional e tecnológica; ensino médio
LINK DE ACESSO