RESUMO
A análise das habilidades dos professores, a apropriação de seus conhecimentos e a organização de suas práticas educacionais leva a discussões acadêmicas e científicas sobre a diversidade dos professores e seus saberes. Essas discussões estão diretamente ligadas ao saber-fazer e ao conjunto de experiências que os professores acumulam ao longo da vida. Nesse sentido, o professor precisa ter além dos conhecimentos da disciplina que ensina, habilidades pedagógicas relacionadas à transposição didática. Este artigo tem como objetivo realizar uma análise referente à produção científica sobre competências docentes na educação profissional, no período de 2018 a 2023. Foi realizado um estudo bibliométrico que envolveu o levantamento das produções de teses, dissertações e artigos em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Para esse propósito foram selecionadas as seguintes combinações de palavras chaves: competência docente e ensino profissional; teaching competence and professional education e competencia docente e formación profesional. Além disso, objetiva-se também levantar os autores mais citados nas produções encontrados. O software Publish or Perish foi utilizado com ênfase nas bases de dados Google Scholar e Scielo, e posteriormente acrescentou-se mais 2 bases, o banco de periódicos da CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Brasil para realizar um comparativo com o encontrado. Os resultados mostraram uma carência de pesquisas, principalmente no Brasil, onde as publicações com foco na educação profissional são diminutas. Como futuras linhas de trabalho aconselha-se o uso do software Vosviewer para estudar outros indicadores bibliométricos, como a co-ocorrência de palavras ou tópicos de tendências dentro do campo.