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Título: Organização e gestão da escola e a influência na eficácia escolar
Autor(es): Laismayra da Silva Costa; Natália Moura Leonardo; Maira Marcela Ferreira dos Santos; Michel Mott Machado
Data de Publicação: 13/12/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
RESUMO
Este artigo tem como objetivo estudar como as práticas de organização e gestão da escola podem influenciar a eficácia escolar. Metodologicamente, realizou-se um estudo de caráter descritivoanalítico, comparativo, por meio de pesquisa bibliográfica. A partir da análise das característicaschave de escolas eficazes, obteve-se como resultado sete elementos convergentes: “liderança”; “foco na aprendizagem”; “clima e cultura escolar”; “relação família-escola/comunidade”; “formação do professor”; “monitoramento/avaliação”; “expectativa de alto desempenho”. Nota-se que esses elementos convergentes não são estanques em si mesmos, uma vez que exercem influências – mais ou menos importantes – uns sobre os outros, de modo a influenciar processos de ensino e de aprendizagem na sala de aula, além do desempenho de professores a alunos. Também, os resultados sugerem que a centralidade do fator convergente “foco na aprendizagem”, tende a funcionar como um elo entre várias práticas de organização e gestão da escola e os seus efeitos desejados/pretendidos na aprendizagem. Tendo-se por foco a construção de uma escola eficaz, pensa-se ser coerente a adoção de práticas de organização e gestão da escola baseadas numa perspectiva multidimensional (cultural, política, pedagógica e econômica), mas com especial atenção à uma abordagem de administração educacional para a eficácia pedagógica, a fim de que se desenvolva a própria “competência pedagógica” dos diferentes atores da comunidade escolar. Esse posicionamento paradigmático de administração educacional, inspirado pelo princípio da gestão democrática e o modo de gestão participativo, pode ser um dos passos importantes à busca da qualidade social do ensino, o que, é claro, também deve contemplar a Educação Profissional e Tecnológica.
Palavras-Chave
Gestão da escola; Eficácia escolar; Escola eficaz; Qualidade da educação.
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