Título: Indicadores de avaliação das atividades de extensão: o caso em uma instituição pública federal brasileira de Educação Profissional e Tecnológica
Autor(es): Adriane Zangiacomo Foligno; Michel Mott Machado; Marilia Macorin de Azevedo; Adolfo Ignacio Calderón
Data de Publicação: 13/12/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
RESUMO
Este artigo se insere nos estudos sobre organização, gestão e avaliação da Educação Profissional e Tecnológica brasileira e é produto de uma dissertação desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O foco é a avaliação das atividades da extensão, entendida como a função acadêmica que, articulada ao ensino e à pesquisa, transforma a teoria aprendida em sala de aula em prática junto à comunidade na qual a instituição de ensino está inserida. Considerando que a avaliação se relaciona ao planejamento estratégico de uma organização e busca identificar “se” e “como” as situações desejadas são alcançadas, ao tratar da avaliação da extensão, espera-se que os níveis superiores de gestão da organização em foco possam ter dados suficientes para tomadas de decisões. O presente trabalho tem por objetivo propor um modelo de instrumento de avaliação das atividades de extensão, com a recomendação de uso de indicadores de desempenho que forneçam informações consolidadas às esferas superiores de governança acadêmica. O foco do estudo foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com função aplicada, tendo como método o estudo de caso, a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que o Instituto estudado possui atividades de extensão institucionalizadas, porém mostra lacunas quanto a sua avaliação. Como resultado da pesquisa, foram propostos 46 indicadores para a avaliação das atividades de extensão, organizados em dois modelos de formulários – um para os níveis gestores e outro para os executores das atividades – para coleta das informações.
Palavras-Chave
Extensão; Avaliação. Avaliação da extensão; Educação Profissional e Tecnológica; Indicadores para avaliação da extensão.
LINK DE ACESSO