Simprofi VOLTAR
Título: Aprendizagem por projetos por meio da produção de vídeos no ensino médio integrado ao técnico
Autor(es): Melry Jane de Freitas Piva; Neide de Brito Cunha
Data de Publicação: 13/12/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Ensino e Aprendizagem
PROJETO DE PESQUISA
Ensino e Aprendizagem
RESUMO
Este relato de experiência descreve a aprendizagem por projetos por meio da produção de vídeos pelos alunos do ensino médio integrado ao técnico, com a finalidade de trabalhar os conceitos do itinerário formativo de Laboratório de Mediação e Intervenção Sociocultural (LMIS). O projeto buscou relacionar a proposta do componente curricular aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU como os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo até o ano de 2030. O objetivo geral do trabalho foi desenvolver os conceitos do itinerário formativo Laboratório de Mediação e Intervenção Sociocultural, por meio da aprendizagem por projetos, buscando significar este aprendizado para o cotidiano dos alunos. Os objetivos secundários foram os mesmos propostos no itinerário formativo de Laboratório de Mediação e Intervenção Sociocultural, como forma de construir e trabalhar a ética cidadã de futuros profissionais no mercado de trabalho. A metodologia propôs detalhar sobre o direcionamento e orientação dos alunos para a execução do projeto, expondo as etapas seguidas para sua conclusão. Para o levantamento de resultados foi aplicado um questionário com uma questão objetiva e 9 questões em escala likert, possibilitando uma análise quantitativa dos dados coletados, levantando ações que poderão ser desenvolvidas e retomadas em sala de aula. O projeto trouxe resultados positivos quanto à aprendizagem por projetos, enfatizando a importância da aplicação de metodologia ativas em sala de aula, como forma de significar o aprendizado prático ao cotidiano dos alunos. A relevância do trabalho docente e a busca por práticas diferenciadas e condizentes à realidade dos alunos é abordada, apontando a necessidade do aprendizado de novas ferramentas de aprendizagem em sua formação.
Palavras-Chave
aprendizagem por projetos; trabalho docente; itinerários formativos; educação profissional e tecnológica; ensino médio
LINK DE ACESSO