RESUMO
A compreensão de leitura é uma das bases para o exercício pleno da cidadania e atuação efetiva na sociedade como inserção no mercado de trabalho e produção de conhecimento. A língua inglesa, por sua vez, serve como uma espécie de passaporte para uma sociedade cada vez globalizada, aumentando as chances de sucesso do indivíduo na sua inserção em um mundo muito mais tecnológico e multicultural, sendo este idioma uma ponte para a interação global. O Teste de Cloze, criado por Wilson Taylor em 1953 é utilizado em grande escala no mundo todo devido a sua importância em avaliar a compreensão de leitura, seja em língua materna ou estrangeira. Ele consiste em omitir algumas palavras dentro de um texto a fim de avaliar o nível de entendimento da pessoa que deve preencher as lacunas com as palavras que julgar adequadas. Com o uso do Teste de Cloze informatizado, objetivou-se aferir a compreensão de leitura em inglês, comparando os grupos por meio dos dados em relação à idade, curso e desempenho. O método empregado foi a pesquisa de campo com enfoque quantitativo em um grupo de 190 alunos do Ensino Médio de duas instituições públicas: uma regular e outra técnica, dos cursos de Administração, Logística e Desenvolvimento de Sistemas. O teste utilizado neste estudo foi apresentado por meio do Google Forms, formulário gratuito que permite a criação de testes discursivos ou objetivos, com a disponibilização de resultados de forma instantânea. Os resultados obtidos mostraram que os alunos da escola técnica tiveram um desempenho melhor no teste, embora ambos os grupos, de maneira geral, não alcançaram um resultado satisfatório na avaliação, evidenciando maior acompanhamento e a necessidade de pesquisas neste campo.