Título: A Cidadania Tecnocientífica sob a Perspectiva de uma Cultura Técnica: Horizontes para a Educação Profissional e Tecnológica de Graduação
Autor(es): Priscila Caldas Bianchini; José Augusto da Silva Neto; Emerson Freire
Data de Publicação: 10/03/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
RESUMO
Partindo do exemplo e de reflexões acerca da inteligência artificial e suas intersecções com a educação profissional e tecnológica, o presente artigo objetiva refletir espaços inventivos para o ensino superior a partir de novas concepções dentro do cenário digital. Sob a perspectiva utilitarista da sociedade neoliberal, essas tecnologias engendram comportamentos e políticas em mesma esfera. O que nos leva ao problema: quais os espaços de invenção possíveis na sociedade contemporânea e seu relacionamento com as tecnologias digitais? Nessa perspectiva, essa pesquisa se caracteriza como bibliográfica e documental de modo a contrastar as hodiernas conduções das práticas educativas em tecnologia à perspectiva da cultura técnica proposta pelo filósofo francês Gilbert Simondon, buscando lançar luzes a uma possível cidadania tecnocientífica.
Palavras-Chave
cidadania digital; cultura técnica; educação profissional; educação e trabalho.
LINK DE ACESSO