PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
RESUMO
Estudos têm mostrado a necessidade de se criar espaços de ensino-aprendizagem que explorem
as relações entre técnica e estética na formação profissional, considerando uma visão mais
abrangente da relação entre homens e máquinas, a fim de conformar uma cultura técnica pronta
para os desafios sociotécnicos que se apresentam atualmente. A tecnologia, no entanto, tende a
ser tratada restritivamente como mera ferramenta utilitária. O objetivo desse estudo é refletir sobre
a potencialidade do conceito de margem de indeterminação, cunhado pelo filósofo francês Gilbert
Simondon, para a exploração de tecnologias dentro do ensino de artes na formação profissional
integrada ao ensino médio. Para tanto, fez-se uma pesquisa qualitativa de ordem bibliográfica e
documental, buscando inicialmente levantar referencial teórico que permitisse, considerando a
documentação curricular da área de artes para o ensino médio com habilitação profissional, explorar
a potencialidade do conceito do filósofo no que tange o uso de tecnologias em aula. Constatou-se
que, apesar da documentação descrever essa potencialidade, há ainda a necessidade de
aprofundamento a respeito dessa relação entre cultura, arte e técnica, cuja noção de margem de
indeterminação do objeto técnico pode contribuir, tanto nos efeitos sobre as subjetividades
formativas dos alunos como na própria formação técnica para o mundo do trabalho