Simprofi VOLTAR
Título: Arte e tecnologia no ensino médio com habilitação profissional: perspectivas a partir da noção de margem de indeterminação do objeto técnico em Simondon
Autor(es): Diego Matioli da Motta; Emerson Freire
Data de Publicação: 13/12/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
RESUMO
Estudos têm mostrado a necessidade de se criar espaços de ensino-aprendizagem que explorem as relações entre técnica e estética na formação profissional, considerando uma visão mais abrangente da relação entre homens e máquinas, a fim de conformar uma cultura técnica pronta para os desafios sociotécnicos que se apresentam atualmente. A tecnologia, no entanto, tende a ser tratada restritivamente como mera ferramenta utilitária. O objetivo desse estudo é refletir sobre a potencialidade do conceito de margem de indeterminação, cunhado pelo filósofo francês Gilbert Simondon, para a exploração de tecnologias dentro do ensino de artes na formação profissional integrada ao ensino médio. Para tanto, fez-se uma pesquisa qualitativa de ordem bibliográfica e documental, buscando inicialmente levantar referencial teórico que permitisse, considerando a documentação curricular da área de artes para o ensino médio com habilitação profissional, explorar a potencialidade do conceito do filósofo no que tange o uso de tecnologias em aula. Constatou-se que, apesar da documentação descrever essa potencialidade, há ainda a necessidade de aprofundamento a respeito dessa relação entre cultura, arte e técnica, cuja noção de margem de indeterminação do objeto técnico pode contribuir, tanto nos efeitos sobre as subjetividades formativas dos alunos como na própria formação técnica para o mundo do trabalho
Palavras-Chave
Ensino médio com habilitação profissional; Artes; Margem de Indeterminação; Cultura Técnica; Educação e Trabalho.
LINK DE ACESSO