PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
RESUMO
Esse projeto de pesquisa corresponde à atuação dos pesquisadores, desde 2015, na Unidade de Pós-Graduação,
Pesquisa e Extensão, alinhado ao grupo de pesquisa Concepções e Políticas da Educação Profissional e
Tecnológica. A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) se vê pressionada nos últimos anos a reagir diante das
transformações no mundo do trabalho, nas relações sociotécnicas da atual tecnocultura e às exigências crescentes
e sistematizadas em prol da internacionalização da educação. A formação cultural não pode mais ser apartada da
formação profissional tecnológica de qualidade, como atestam os documentos diretivos da área. A relação entre
extensão e cultura na formação tecnológica pode ser uma via de problematização promissora, com suas concepções
e experiências empíricas que, inclusive, servem de base para as elaborações de políticas institucionais. Nesse
cenário, quais são as concepções e definições teórico-epistemológicas, bem como suas implicações e impactos
para a formação profissional técnica e tecnológica face aos desafios colocados pela atual tecnocultura e pelas
transformações no mundo trabalho? Os objetivos gerais e específicos concentram-se em estudar sobre essas
interconexões considerando suas implicações e as tendências recentes em um contexto pandêmico e póspandêmico.
A pesquisa tem caráter qualitativo tem duas frentes: pesquisa bibliográfica e documental, por um lado,
e de outro, de campo, ambas centradas na pós-graduação e com atividades de extensão e ensino nas unidades de
graduação, relacionada ao grupo de estudos NETS (Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade). O objetivo
geral é conhecer, inventariar e avaliar as concepções e práticas que norteiam as concepções e políticas de educação
profissional e tecnológica do Estado de São Paulo, com ênfase no CEETEPS no diálogo com o entorno
socioeconômico. Trata-se de pesquisa de natureza bibliográfica e documental apresentando resultados de caráter
inovativo, educacional, acadêmico e institucional. A pesquisa está relacionada à atuação dos docentes em dois
grupos institucionais de pesquisa.