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Título: Estudo das políticas de educação profissional e tecnológica no estado de São Paulo a partir de estratégias institucionais de gestão e avaliação: desafios para a inserção sociolaboral dos jovens
Autor(es): Sueli Soares dos Santos Batista; Emerson Freire
Data de Publicação: 15/02/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
RESUMO
A vinculação de uma instituição de ensino ao seu entorno socioeconômico se refere às concepções sobre relações entre educação, sociedade e trabalho em diferentes momentos, territórios e modelos de desenvolvimento tecnocientífico, econômico e sociocultural. Nas últimas décadas tem ocorrido reconfigurações nas relações entre o público e o privado, entre a escola e a empresa, entre o indivíduo e a sociedade que dão novos sentidos à educação e às políticas educacionais, sobretudo as institucionais. Analisando a política educacional a partir das políticas institucionais a pergunta que se coloca é: como é possível conhecer, inventariar, divulgar e avaliar as concepções e práticas que norteiam as políticas de educação profissional e tecnológica no Estado de São Paulo? Articulando duas frentes de trabalho associadas às concepções e políticas, à gestão e à avaliação da EPT, o objetivo geral é conhecer, inventariar e avaliar as concepções e práticas que norteiam as políticas de educação profissional e tecnológica paulista enfatizando a centralidade do CEETEPS no diálogo com o entorno socioeconômico. Na continuidade dessa proposta se enfatizam os desafios para a formação profissional e a inserção sociolaboral dos jovens. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental apresentando resultados de caráter inovativo, educacional, acadêmico e institucional. A pesquisa está relacionada à atuação dos docentes em dois grupos institucionais de pesquisa
Palavras-Chave
Fundamentos e Políticas da Educação Profissional e Tecnológica; Ensino, pesquisa e extensão; Gestão e avaliação educacional. Políticas institucionais de educação; Juventude, Educação e Trabalho.
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