RESUMO
As demandas de uma sociedade do conhecimento, que busca profissionais cada vez mais qualificado, justificam a necessidade crescente de mestres e doutores para atuação fora da
docência no ensino superior. Assim, o Mestrado Profissional tem sua origem legal na Portaria n° 80, de 16 de dezembro de 1998 da CAPES, sendo reconhecido como uma modalidade de formação profissional, e apresenta como objetivo principal uma mudança qualitativa no mestrando, de forma que esse possa entender a importância da pesquisa em sua área de atuação e consiga encontrar lacunas que poderiam ser tratadas futuramente, bem como consiga incorporá-la ao exercício de sua profissão. Desta forma, o que se busca formar, neste curso, é um pesquisador prático. Como forma de avaliação deve-se verificar, entre outras especificidades, o valor agregado ao aluno. Diante disto, o trabalho de conclusão ou os trabalhos realizados no decorrer do curso deverão constituir, preferencialmente, de casos de aplicação do conhecimento científico ao ambiente profissional, para o qual se destina. Partindo deste princípio, analisar a produção presente nos anais do Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional (SIMPROFI) do Centro Estadual de Educação Tecnológica
Paula Souza (CEETEPS), poderá contribuir para o entendimento de como estão sendo construídos os conhecimentos nesta modalidade. Neste cenário, o objetivo principal é analisar os artigos apresentados nas 17 edições do Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional (SIMPROFI) do CEETEPS, e seus objetivos específicos serão averiguar as variáveis ano do evento; área do artigo; eixo temático; e instituição dos autores participantes. Para alcançar o objetivo especificado, foi realizado um levantamento dos trabalhos publicados nos anais do SIMPROFI, que estão no site da instituição. Os dados coletados foram inseridos e organizados na ferramenta IBM SPSS Statistics, e compreendem o período de 2006 a 2022. Os campos que serviram para construção das análises estatísticas foram: ano do evento, título do evento, área do artigo, eixo temático, título do trabalho, objetivo do trabalho e instituição do primeiro autor. Logo, trata-se de um levantamento, que buscou analisar por meio dos trabalhos publicados nos anais o que os números revelam com relação à
produção das áreas de conhecimento da Educação e Engenharias III nas 17 (dezessete) edições do evento por meio de estatística descritiva. Como resultado foi possível identificar: (1) uma influência da pandemia do Covid 19 ocasionando um aumento nas publicações; (2) a grande maioria dos artigos foram apresentados por participantes do CEETEPS, seguidos por participantes da FATEC; e (3) área de Sistemas Produtivos foi a que mais publicou artigos no SIMPROFI.