RESUMO
Tendo em vista a importância do inglês no atual contexto de globalização, haja vista a presença do idioma na cultura e entretenimento, este estudo objetivou comparar a
compreensão de leitura de alunos de escolas de ensino médio com objetivos de ensino diferentes, embora ambas tenham por base a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Tratou-se de um estudo piloto que fará parte da pesquisa principal, em andamento. Participaram 191 estudantes de duas instituições públicas do Estado de São Paulo - Brasil,
uma de ensino médio com habilitação profissional técnica (n = 101) e outra de ensino regular de programa integral (n = 90). Do total de participantes, 58% eram meninos e as idades
variaram de 14 a 18 anos (M = 16). A pesquisa foi aplicada nos laboratórios de informática das instituições de ensino, onde cada aluno ocupou um computador e utilizou a ferramenta
composta por um questionário sociodemográfico e um teste de Cloze informatizado, intitulado “Wise Buying”, com 20 lacunas, as quais deveriam ser respondidas com uma das
quatro possibilidades de palavras em um quadro abaixo que preencheriam adequadamente cada espaço. Os resultados mostraram que a média de acertos dos alunos da escola técnica foi de 7, um percentual de 35%, enquanto na escola estadual o valor da média de acertos foi de 5 com um aproveitamento de 25%. Em ambos os casos, o nível de compreensão de leitura em inglês, conforme os critérios de Bormuth (1968), identificaram o nível de frustração, ou seja, abaixo de 44% de acertos, indicando competência de leitura em língua inglesa incipiente e que demonstra muita dificuldade de entendimento neste idioma. Verificou-se que os estudantes da escola técnica, apesar de terem resultados melhores que os da instituição estadual, apontaram um número maior de palavras desconhecidas, indicando um cuidado maior para responder as questões e empenho na realização do teste. No entanto, os resultados gerais indicaram que para o estudo principal um texto com menor nível de dificuldade pode oferecer mais chance de os estudantes alcançarem maiores escores.