Título: Narrativas dos Coordenadores de Curso do Ensino Médio e Técnico: uma Reflexão sobre sua Formação, Inserção e Atuação nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo
Autor(es): Cristiano Pereira da Silva; Sueli Soares dos Santos Batista; Paulo Roberto Prado Constantino
Data de Publicação: 03/01/2024
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
RESUMO
A formação de nível médio tem sido objeto de reformas importantes a partir de 2017. No escopo dessas reformas há ênfase na educação profissional, exigindo da docência e da gestão escolar um esforço contínuo de reflexão. Como é possível compreender o processo e os efeitos da implementação dessas reformas a partir da experiência dos seus atores nas unidades escolares? O artigo pretende refletir sobre narrativas de um grupo de coordenadores de cursos de ensino médio e técnico nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, ao explorar aspectos manifestados quanto à inserção, trajetória institucional e a formação inicial e continuada destes sujeitos, no âmbito de um sistema público de educação profissional – o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Foi realizada uma pesquisa de campo do tipo survey, com o emprego de formulários online coletados entre os meses de outubro e dezembro de 2020, junto a um público de 128 coordenadores de curso em 75 escolas. No presente volume, apresenta-se exclusivamente o recorte desenvolvido sobre questões e respostas abertas dispostas no formulário. Conta-se aqui com a possibilidade de expandir uma literatura ainda limitada sobre a coordenação de cursos na educação profissional, ao apontar resultados, desvelando lacunas existentes ou oportunidades pouco exploradas; além de apontar a constituição grupal destes profissionais nas escolas técnicas.
Palavras-Chave
Coordenação Pedagógica; Educação Profissional; Gestão Escolar; CEETEPS
LINK DE ACESSO