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Título: ENSINO TÉCNICO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO: MEMÓRIA E TRAJETÓRIA DO EIXO TECNOLÓGICO ‘INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO’ ENTRE OS ANOS 2000-2023
Autor(es): Paulo Roberto Prado Constantino
Data de Publicação: 08/11/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
RESUMO
O estudo aqui apresentado é parte de um projeto mais amplo, denominado “A Robótica Criativa e Sustentável no Desenvolvimento de uma Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio: potencializando projetos em uma abordagem STEAM”, financiado pela FAPESP no âmbito do Programa de Pesquisa em Educação Básica – PROEDUCA – FAPESP/SEDUC, cujo universo de pesquisa envolverá duas escolas públicas da rede estadual vinculadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS], uma autarquia de governo do Estado de São Paulo. Posto isto, o presente recorte mapeia a oferta de cursos técnicos no Eixo Tecnológico ‘Informação e Comunicação’ [IC], de 2000 a 2023, o segundo eixo mais presente na educação profissional das escolas técnicas estaduais [Etec] do Estado de São Paulo, instituições públicas ligadas ao CEETEPS. Por meio de pesquisa documental de caráter exploratório, procura reconhecer a condição das matrículas e a demanda, na série histórica traçada entre o primeiro semestre de 2000 e 2023. Destaca-se a elevação contínua da oferta e demanda nos cursos do eixo tecnológico. As matrículas no período tiveram uma variação percentual de 381,6% e foram identificados aspectos como a proporcionalidade das matrículas por curso, modalidade de oferta, gênero e a distribuição deste atendimento nas diferentes regiões administrativas do Estado. Sublinha-se ainda a capilaridade e presença dos cursos técnicos em IC no interior do Estado. Com exceção da região administrativa de Itapeva e Registro, os cursos de IC estão representados de maneira relativamente equilibrada na capital e por todas as regiões de São Paulo. Tomando o primeiro semestre de 2023 como referência inicial, o número de Etecs distribuídas pelo Estado era correspondente à 224 escolas, onde 226.330 estudantes foram matriculados no total. 172 Etecs ofertavam cursos no Eixo Tecnológico “Informação e Comunicação”, além de 145 classes descentralizadas ligadas às unidades-sede. Identificou-se 36.825 matriculados no Eixo IC no primeiro semestre de 2023 [ou 16,3% dos alunos das Etecs no Estado], com 26.750 destes [11,8% dos totais de alunos das Etecs] nos cursos técnicos no Eixo integrados ao ensino médio (CETEC, 2023), demonstrando a ampliação da educação profissional integrada [seriada e de oferta anual] em relação aos cursos concomitantes ou subsequentes [modulares, de oferta semestral] ao ensino médio. O curso mais presente no Eixo é o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, em todos os formatos disponíveis, com 22.019 matriculados em 2023 (CETEC, 2023). Mesmo existindo uma demanda importante pelo eixo IC na instituição [média de 4,5 candidatos por vaga em 2023], ela responde por 16,3% dos mais de 226 mil alunos matriculados nas Etecs (CETEC, 2023) no primeiro semestre de 2023, sendo o segundo eixo em número de matrículas nas escolas – antecedido pelo eixo tecnológico Gestão e Negócios, com 41,8% [94.546 matriculados] e sucedido pelos eixos Controle e Processos Industriais [11,8% ou 26.687], Ambiente e Saúde [8,4% ou 19.003] e Produção Industrial [4,8% ou 10.868], como os mais persistentes no CEETEPS (CETEC, 2023). A proporção de homens e mulheres matriculados nas Etecs no eixo IC é marcada por uma desigualdade histórica de gênero. O cenário piorou nas duas últimas décadas: em 2023, 66% dos 36.825 matriculados nos cursos de IC eram homens [24.285] e 34% mulheres [12.540] (CETEC, 2023). Nos anos 2000, dos 7646 matriculados, 58,4% eram homens [4468] e 41,6% [3178] mulheres. Uma oportunidade de estudos futuros reside, finalmente, na ausência de informações relativas aos egressos desses programas em âmbito estadual, que pode reforçada por análises longitudinais e transversais, e oferecer uma perspectiva propícia para pesquisas posteriores com o objetivo de aprimorar o suporte, as políticas e diretrizes destinadas à EPT.
Palavras-Chave
Ensino técnico; Eixo tecnológico
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