PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
RESUMO
O artigo tem por objetivo apresentar um modelo a ser aplicado para a avaliação da qualidade de atuação do auxiliar de docente em cursos superiores tecnológicos, sob a perspectiva dos discentes envolvidos na educação profissional tecnológica, no contexto das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, foi elaborado um instrumento que pretende reconhecer, na opinião dos alunos, aspectos da atuação dos auxiliares de docente no ensino tecnológico. O modelo utilizado foi adaptado do HEdPERF [Higher Education PERFormance Only], posto como um formulário online dividido em três blocos, em que serão mensuradas a opinião dos respondentes quanto aos fatores relacionados à satisfação e qualidade na atuação dos AD, por meio das seguintes dimensões: aspectos acadêmicos, aspectos físicos e aspectos humanos. Este tipo de avaliação busca promover a melhoria contínua dos processos de ensino, refletindo-se nos resultados de aprendizagem dos alunos, nas competências adquiridas e na qualidade da formação que eles recebem. Além disso, o estudo pretende fornecer orientações para o desenvolvimento pessoal e profissional dos auxiliares de docente envolvidos, intentando melhorar seu desempenho, bem como lançar luz acerca de sua presença, relevância e dos detalhes de sua atuação, o que poderá ser estendido a outros sistemas educacionais públicos ou privados. Espera-se também uma contribuição para o processo de reflexão sobre as condições do auxiliar de docente nas Fatecs do CEETEPS, além de acrescentar à literatura sobre o tema, poderá orientar a gestão institucional e a interpretação das avaliações dos alunos, sabendo que estes resultados podem subsidiar o planejamento e execução da educação tecnológica.