PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
RESUMO
A inclusão de alunos pretos e pardos na educação básica, especialmente na educação profissional técnica de nível médio, está longe de ser uma realidade no Brasil e em seus Estados. Trata-se de uma modalidade da educação básica que urge ser prestigiada no Brasil, em estudos e formulações de políticas. Informações da Plataforma Nilo Peçanha apontavam que os alunos que se declaravam pretos não ultrapassavam 5,83% do total de matriculados no país, sendo que o estado de São Paulo apresentava 0,25% deste total no ano de 2016. Para além do ingresso, o desafio também seria a redução dos indicadores de abandono e insucesso escolar, pois mais da metade dos matriculados que abandonaram a escola no Brasil no período recente seriam alunos pretos e pardos. Compreendendo as lacunas existentes nesta modalidade de investigação e a urgência na abordagem da temática, a pesquisa objetiva delinear aspectos de inclusão dos alunos pretos e pardos na educação básica ligada à educação profissional, especialmente no ensino técnico de nível médio da rede federal, com um olhar sobre os indicadores e políticas disponíveis nos anos de 2016 a 2022. A ser desenvolvida em diferentes fases que envolverão pesquisas documentais, esperam-se diferentes contribuições no campo da gestão e administração dos sistemas educacionais e das políticas públicas educacionais de inclusão, com possível interlocução com outros sistemas educacionais em nível estadual e federal. Aqui, apresenta-se o recorte documental dos indicadores obtidos. Observou-se um aumento na representatividade dos estudantes pardos e pretos, refletindo um progresso na inclusão desses grupos étnicos no sistema de ensino. No entanto, as taxas de conclusão ainda apresentam diferenças entre as categorias étnicas, destacando a necessidade contínua de políticas e estratégias que promovam a equidade educacional.