PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
RESUMO
No contexto atual, a Educação Física no Brasil tem sido uma arena de disputas também dentro do campo da Educação Profissional e Tecnológica, desde a promulgação da Lei nº 13.415 de 2017, que alterou as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e propôs uma nova organização curricular que se estenderia também às ofertas de EPT. Em um contraponto a esta redução da carga horária nos novos itinerários formativos dos sistemas educacionais, a Lei nº 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dispunha a Educação Física como um componente obrigatório na educação básica, reunida à proposta educacional de cada unidade escolar. Acrescenta ainda que, em relação ao Ensino Médio, é obrigatório o estudo e prática de Educação Física, Artes, Sociologia e Filosofia. A perspectiva de uma integração entre educação e trabalho, expandida ao conjunto ciência, cultura e tecnologia, remodela o sentido dado para a educação física, como pressuposto à formação crítica e integral. Posto isto, o artigo tem por objetivo apresentar um modelo de adaptação e reelaboração de questionário aplicado aos docentes, utilizando como base o modelo PESPERF [Physical Education and Sports Performance, traduzindo Educação Física e Desempenho Esportivo, foi um método elaborado para avaliação da qualidade em uma escola superior de Educação Física], para avaliação da qualidade da disciplina de Educação Física no contexto do ensino técnico integrado ao ensino médio em instituições públicas, com especial atenção às 224 Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, mantidas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, foi elaborado um questionário que visa compreender quatro grandes aspectos das aulas de Educação Física, sob a perspectiva dos professores: o perfil docente, o perfil da unidade escolar, o planejamento e funcionamento das aulas e a opinião dos professores sobre as mudanças ocorridas desde 2017 com a implantação da Base Nacional Curricular Comum e as adaptações dos programas estaduais de educação profissional, que impactaram a presença da educação física como componente curricular.