PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
RESUMO
O objetivo deste artigo, a partir de pesquisa bibliográfica e levantamento bibliométrico, é contribuir com as reflexões sobre a educação profissional e tecnológica como campo de estudo, a partir da atualização do estudo promovido em 2016 por outros autores. Tendo em vista pesquisas que tratam das concepções e políticas da EPT em suas trajetórias históricas, e nas relações das bases legais em contraposição aos contextos socioeconômicos em que essa história e legislação se inserem, coloca-se no centro da análise os estudos bibliométricos que buscam a configuração desse campo. Por meio do levantamento nas bases dos periódicos da CAPES e nas dissertações produzidas no escopo do Programa de Mestrado Profissional do CEETEPS, em um recorte temporal específico, foi constatado que o campo está em constante metamorfose, absorvendo diversas influências do seu entorno, advindas de diferentes segmentos, grupos e instituições, em especial voltadas ao contexto histórico da educação profissional. A produção e difusão do conhecimento identificada, em parte, busca atender às transformações ocorridas no mundo do trabalho e sua relação com as incorporações tecnológicas e avanços na legislação educacional em curso no país nos últimos anos, a exemplo da expansão da rede federal e da incorporação de Mestrados e Doutorados Profissionalizantes como ofertas na EPT. Nos resultados, identificou-se o aumento de publicações no cômputo geral, com a manutenção de certa concentração regional das instituições e periódicos e dos temas que norteiam as pesquisas, em especial à região Sudeste e um maior protagonismo feminino na autoria e coautoria dos trabalhos publicados. Na breve análise das dissertações pesquisadas do programa de Mestrado Profissional, a relação discursiva entre os agentes educativos e a nova configuração da EPT.