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Título: Educação profissional inclusiva: o cenário de atendimento e a composição dos dados sobre as Pessoas com Deficiência nas Escolas Técnicas Estaduais do CEETEPS em 2023
Autor(es): Alex Rodrigues Barbosa ; Paulo Roberto Prado Constantino
Data de Publicação: 12/12/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
RESUMO
Esta comunicação apresenta um retrato do atendimento à pessoa com deficiência [PcD] nas Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza no ano de 2023, enfatizando o quantitativo do atendimento educacional especializado [AEE] e a construção destes dados. Partindo da fundamentação legal sobre o assunto, dispomos o contexto dos envolvidos e as práticas gestionárias verificadas no CEETEPS, bem como as formas de produção dos indicadores de demanda e matrículas. Analisar a situação dos alunos alvo do AEE nas escolas técnicas do CEETEPS se faz necessário, uma vez que a instituição possui 224 unidades voltadas para o ensino técnico, com mais de 226.000 alunos matriculados em 2023, visando o acesso e permanência na educação profissional. Analisando os dados da fundação de apoio ao trabalhador - FAT, responsável pela aplicação das provas do vestibulinho para ingresso nos cursos do CEETEPS, verificou-se que apenas cerca de 2% dos candidatos são pessoas público-alvo do AEE. De acordo com os dados obtidos pela equipe de inclusão do CEETEPS, verificou-se ainda que, em 2023, a porcentagem de alunos público-alvo da educação especial matriculados nas escolas técnicas do CEETEPS, em relação ao total de matrículas, foi somente de 0,4%, com 814 casos registrados. Esses 814 casos estão distribuídos pelos 12 núcleos regionais administrativos, sendo que as regiões da Grande São Paulo e Sorocaba representam 53% desse total. Ainda sobre o total de alunos matriculados no CEETEPS que autodeclaram deficiência, verificou-se que a maioria das matrículas foram de alunos com deficiência visual, com 27%. Ressaltou-se ainda que os números obtidos podem ter sofrido influência do desconhecimento que os alunos podem ter em relação aos conceitos de deficiência. Considerou-se, por fim, que o CEETEPS pode adotar algumas ações para melhorar a representatividade dos alunos PcD.
Palavras-Chave
Inclusão; PcD; Atendimento educacional especializado [AEE]; Educação profissional; CEETEPS
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