Título: Narrativa (auto)biográfica de um professor de inglês sobre as práticas de (multi) letramentos nas aulas remotas e presenciais
Autor(es): Thiago da Silva Vieira; Helen Regiane Martinez; Luis Fernando Muller da Silva; Rodrigo Avella Ramirez
Data de Publicação: 12/04/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
RESUMO
Este artigo utiliza a metodologia narrativa (auto)biográfica para analisar como um professor de inglês da
FATEC caracteriza sua prática docente no período de retorno ao ensino presencial, pós ensino remoto
durante a pandemia de Covid-19. O ensino tem se expandido para fora das instituições, ampliando a
interatividade entre professores e alunos, a semiótica passa a dar significado às diversas linguagens
existentes, considerando o conhecimento de diversas plataformas, redes sociais e a prática de letramento
e (multi) letramento presentes no cotidiano dos professores e alunos. O objetivo foi relatar o que esse
professor aprendeu, quais são seus atuais desafios e o que mudou em sua prática pedagógica ter vivido a
experiência do ensino remoto online. Para tanto, por meio de sua narrativa poderemos compreender como
a voz desse professor e sua experiência singular se traduzem em características universais para que outros
docentes possam se identificar com a narrativa aqui apresentada e ressignificar sua prática docente.
Palavras-Chave
Narrativas(auto)biográficas; Ensino remoto; Multiletramento
LINK DE ACESSO