Título: As PRÁTICAS TICs NAS AULAS REMOTAS E PRESENCIAIS DE LÍNGUA INGLESA, UMA NARRATIVA (AUTO) BIOGRÁFICA DOCENTE.
Autor(es): Thiago da Silva Vieira; Helen Regiane Martinez; Luis Fernando Muller da Silva; Rodrigo Avella Ramirez
Data de Publicação: 30/06/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
RESUMO
Este artigo utiliza a metodologia narrativa (auto)biográfica para analisar como um professor de inglês da FATEC caracteriza sua prática docente no período de retorno ao ensino presencial, pós ensino remoto durante a pandemia de Covid 19. O ensino tem se expandido para fora das instituições, ampliando a interatividade entre professores e alunos, a semiótica passa a dar significado as diversas linguagens existentes, considerando a prática de diversas plataformas, ferramentas, websites e metodologia para tornar as aulas de língua inglesa mais dinâmicas e com muita interatividade. O objetivo foi relatar o que esse professor aprendeu, quais são seus atuais desafios e o que mudou em sua prática pedagógica ter vivido a experiência do ensino remoto online. Para tanto, por meio de sua narrativa poderemos compreender como a voz deste professor e sua experiência singular se traduzem em características universais para que outros docentes possam se identificar com a narrativa aqui apresentada e ressignificar sua prática docente.
Palavras-Chave
Narrativas (auto) biográficas; Ensino Remoto;Ferramentas Digitais
LINK DE ACESSO