Simprofi VOLTAR
Título: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, LÍNGUA INGLESA E TECNOLOGIAS: SABERES PARA A DOCÊNCIA
Autor(es): Leandro Romual da Silva; Rodrigo Avella Ramirez; Luis Fernando Muller da Silva; Thiago da Silva Vieira
Data de Publicação: 29/12/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
RESUMO
Em um contexto de desenvolvimento profissional docente, este artigo tem por objetivo caracterizar o perfil do professor de língua inglesa inserido no âmbito da educação profissional. Para tanto, recorre à análise do Plano de Curso e do Edital de Contratação docente do professor de Inglês Instrumental atuante no Curso Modular Técnico em Logística da ETEC, vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. A análise documental também inclui os saberes tecnológicos que o futuro docente necessita para conduzir com maestria sua docência. Partiremos do contexto histórico sobre o ensino de línguas no ensino profissionalizante e em autores que versam sobre formação identitária. Os resultados indicam que o professor de língua inglesa tem seu desenvolvimento profissional docente eminentemente atrelado à sua prática de ensino, tendo o desafio de revisitar sua identidade docente de forma a ter uma atuação consoante com os conceitos técnicos de cada curso em que venha a atuar.
Palavras-Chave
Técnico em Logística; Identidade; Formação docente; Plano de curso; Inglês Instrumental
LINK DE ACESSO