Título: Educação profissional: soft skills e o mundo BANI
Autor(es): Elda Gonçalves Nemer; Rodrigo Avella Ramirez
Data de Publicação: 26/12/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
RESUMO
O contexto contemporâneo impõe à humanidade o desafio de responder rapidamente às demandas de um mundo complexo, tecnológico e globalizado. Espera-se que a Educação Profissional promova o desenvolvimento de soft skills que, de acordo com pesquisas globais, são o diferencial no que tange à empregabilidade e à competitividade. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar como os docentes concebem as soft skills e as traduzem em práticas pedagógicas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa em uma instituição de ensino profissionalizante e à luz do referencial teórico sobre soft skills e saberes docentes, procedeu-se uma análise temática dos dados que revelou evidências da mobilização das soft skills pelos professores; das práticas pedagógicas que permitem promover, observar e avaliá-las nos estudantes e de seus benefícios na vida profissional de docentes e discentes.
Palavras-Chave
Educação Profissional e Tecnológica; Desenvolvimento profissional docente; Competências não cognitivas
LINK DE ACESSO