Título: O PAPEL DA PROFICIÊNCIA DIGITAL NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA
Autor(es): Alice Turibio Narita; Thiago da Silva Vieira; Rodrigo Avella Ramirez
Data de Publicação: 25/10/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
RESUMO
Este artigo tem por objetivo pesquisar o sentido visto pelo docente, por meio de relatos de experiência
sobre a proficiência digital do professor em ambientes colaborativos de aprendizagem. O perfil da
investigação é derivado de estudos realizados na linha de pesquisa ‘Formação do Formador, e ‘Saberes e
Trabalho Docente’ da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS. Com o avanço
tecnológico nas práticas educativas em um mundo cada vez mais conectado, evidencia-se a necessidade
do professor de desenvolver sua proficiência digital. A metodologia usada é uma pesquisa exploratória
descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. O método e os procedimentos de pesquisa adotados
são os questionários estruturados com professores e relatos de experiência por meio de pesquisas
narrativas. Como produto desta pesquisa, é proposto um programa de formação docente de
desenvolvimento de proficiência digital do educador. Por resultado, sugere-se a criação de comunidades
investigativas de aprendizagem como formação docente continuada para o desenvolvimento da
proficiência digital do educador.
Palavras-Chave
proficiência digital; formação do formador; formação continuada
LINK DE ACESSO