Simprofi VOLTAR
Título: História de vida e formação docente na Educação Profissional: relato de caso
Autor(es): Helen Regiane Martinez; Priscila Claudia de Jesus Antunes Baumann; Rodrigo Avella Ramirez
Data de Publicação: 07/09/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
RESUMO
Este artigo tem como objetivo analisar o processo de formação de uma professora de educação profissional a partir de sua história de vida. Tem-se como enquadramento teórico-metodológico as histórias de vida em formação, baseados nos estudos de Marie-Christine Josso, Maria da Conceição Passeggi, Elizeu Clementino de Souza, Franco Ferrarotti, Antonio Novoa e Mathias Finger, com a utilização da ferramenta de entrevista narrativa semiestruturada. As pesquisadoras objetivaram validar os saberes teóricos em sua prática, colocando-se como atoras da cena formativa. A pesquisa de história de vida em formação docente traz inúmeras reflexões sobre o lugar de fala do professor acerca de sua formação acadêmica e prática. Como um saber em construção, este artigo pretende participar do desenvolvimento da abordagem metodológica. O estudo conclui que as histórias de vida são uma importante ferramenta de autoconhecimento e de formação, e que podem ser utilizadas em um processo de desenvolvimento profissional docente em uma instituição de Educação Profissional.
Palavras-Chave
Pesquisa (auto) biográfica; Entrevistas narrativas; Histórias devida. Educação; Formação docente
LINK DE ACESSO