Simprofi VOLTAR
Título: A educomunicação no ensino profissional: Experiências de ensino-aprendizagem através da plataforma TEAMS
Autor(es): Bruno dos Santos Monteiro; Mohamed Kassem Saleh; Rosália Maria Netto Prados
Data de Publicação: 23/11/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
RESUMO
Propõe-se, neste artigo, relatar uma prática pedagógica experienciada no Curso Técnico de Nível Médio em Eletrônica, em uma escola técnica estadual pública, da cidade de São Paulo. Foram vivenciadas experiências educomunicativas no processo de ensino e aprendizagem em educação profissional. Justifica-se este estudo, pois trata de comunicação docente e interação por meio de projeto. A prática promoveu a articulação do trabalho por projetos na educação profissional mediado pela plataforma Microsoft TEAMS. O estudo está fundamentado em reflexões e conceitos teóricos de autores seminais sobre a educação profissional, o trabalho por projetos e a educomunicação. Este artigo tem como objetivo contextualizar o trabalho docente por meio da plataforma Teams para o desenvolvimento de projetos no processo de ensino e aprendizagem com resultados obtidos de que 84% da turma obteve no mínimo 60% de acerto na atividade. A metodologia é descritiva e de abordagem qualitativa, pois se volta ao mundo de significados, em que se pretende compreender relações comunicativas e educacionais, a partir de uma experiência vivenciada.
Palavras-Chave
Trabalho por projetos; Saberes e práticas pedagógicas; Microsoft TEAMS.
LINK DE ACESSO