Título: A educomunicação no ensino profissional: Experiências de ensino-aprendizagem através da plataforma TEAMS
Autor(es): Bruno dos Santos Monteiro; Mohamed Kassem Saleh; Rosália Maria Netto Prados
Data de Publicação: 23/11/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
RESUMO
Propõe-se, neste artigo, relatar uma prática pedagógica experienciada
no Curso Técnico de Nível Médio em Eletrônica, em uma escola técnica estadual
pública, da cidade de São Paulo. Foram vivenciadas experiências
educomunicativas no processo de ensino e aprendizagem em educação
profissional. Justifica-se este estudo, pois trata de comunicação docente e
interação por meio de projeto. A prática promoveu a articulação do trabalho por
projetos na educação profissional mediado pela plataforma Microsoft TEAMS. O
estudo está fundamentado em reflexões e conceitos teóricos de autores seminais
sobre a educação profissional, o trabalho por projetos e a educomunicação. Este
artigo tem como objetivo contextualizar o trabalho docente por meio da plataforma
Teams para o desenvolvimento de projetos no processo de ensino e aprendizagem
com resultados obtidos de que 84% da turma obteve no mínimo 60% de acerto na
atividade. A metodologia é descritiva e de abordagem qualitativa, pois se volta ao
mundo de significados, em que se pretende compreender relações comunicativas
e educacionais, a partir de uma experiência vivenciada.
Palavras-Chave
Trabalho por projetos; Saberes e práticas pedagógicas; Microsoft TEAMS.
LINK DE ACESSO