RESUMO
Este artigo trata de um estudo sobre o conhecimento da formação dos professores de Ensino
Profissional e Tecnológico e seus saberes docentes ancorado nos primórdios da legislação
brasileira e em literatura pertinente. A formação e a capacitação de professores para o ensino
profissional e tecnológico devem ter a compreensão do além da aquisição de técnicas didáticas de
transmissão de conteúdos, devendo privilegiar a formação integral da pessoa crítica, reflexiva e
com responsabilidade social. Desta forma, esta discussão tem como objetivos, discorrer sobre a
história da formação de professores do ensino profissional e tecnológico; e estudar as origens da
construção dos saberes, através da história e normatização da legislação da educação brasileira,
com indagações sobre os marcos iniciais da formação docente. Justifica-se o interesse neste
tema, como desafio de entender a formação de professores do Ensino Profissional e Tecnológico
em sua trajetória temporal para compreender os impactos e a relevância na construção dos atuais
saberes docentes. Na metodologia, propõe-se uma pesquisa descritiva documental, de
abordagem qualitativa, por meio de análise temática, de modo que foram selecionados textos da
história e legislações pertinentes da educação e análise das Constituição Federativa do Brasil. A
Educação profissional e tecnológica tem um papel decisivo na formação dos indivíduos e na
conscientização do seu papel social, como também na sustentabilidade.