Simprofi VOLTAR
Título: A formação docente para o ensino profissional e tecnológico: uma trajetória dos saberes docentes.
Autor(es): Cássia Regina Gasparin dos Santos Pereira; Rosália Maria Netto Prados
Data de Publicação: 23/11/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
RESUMO
Este artigo trata de um estudo sobre o conhecimento da formação dos professores de Ensino Profissional e Tecnológico e seus saberes docentes ancorado nos primórdios da legislação brasileira e em literatura pertinente. A formação e a capacitação de professores para o ensino profissional e tecnológico devem ter a compreensão do além da aquisição de técnicas didáticas de transmissão de conteúdos, devendo privilegiar a formação integral da pessoa crítica, reflexiva e com responsabilidade social. Desta forma, esta discussão tem como objetivos, discorrer sobre a história da formação de professores do ensino profissional e tecnológico; e estudar as origens da construção dos saberes, através da história e normatização da legislação da educação brasileira, com indagações sobre os marcos iniciais da formação docente. Justifica-se o interesse neste tema, como desafio de entender a formação de professores do Ensino Profissional e Tecnológico em sua trajetória temporal para compreender os impactos e a relevância na construção dos atuais saberes docentes. Na metodologia, propõe-se uma pesquisa descritiva documental, de abordagem qualitativa, por meio de análise temática, de modo que foram selecionados textos da história e legislações pertinentes da educação e análise das Constituição Federativa do Brasil. A Educação profissional e tecnológica tem um papel decisivo na formação dos indivíduos e na conscientização do seu papel social, como também na sustentabilidade.
Palavras-Chave
Formação de professores; Saberes Docente; Ensino profissional e tecnológico
LINK DE ACESSO