RESUMO
Este artigo tem por objetivo identificar os desafios enfrentados pelos professores na
sua formação para o trabalho docente em tempos da educação contemporânea no contexto da
educação profissional; e descrever as contribuições da educomunicação sobre o uso produtivo das
tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. A educação contemporânea surgiu no século
XVIII e foi se transformando ao longo dos séculos. Com o advento da extensão tecnológica a
praticamente todas as tarefas humanas, das mídias digitais e meios de comunicação disponíveis,
consideram-se as pesquisas em educomunicação que contribuíram para grandes transformações
no meio acadêmico, em relação ao processo de comunicação na relação ensino e aprendizagem.
Nos dias atuais os professores precisam se adaptar e se atualizar constantemente, em virtude do
rápido avanço das tecnologias. A metodologia utilizada foi a de uma pesquisa bibliográfica
exploratória, a partir de uma pesquisa em bases de dados da Capes e Scielo. O material de pesquisa
constituiu-se de artigos que abordam o tema proposto e foram selecionados os dados de acordo
com sua aderência e relevância para este estudo. Conclui-se que os desafios são muitos, desde
políticas públicas educativas que atendam às necessidades da área, ajustes nos currículos,
infraestrutura das unidades escolares, cursos e treinamentos, visando à formação do formador, de
forma que venha a acompanhar as mudanças na área da educação, tecnologia e comunicação.