Simprofi VOLTAR
Título: Desafios contemporâneos na formação de professores: um estudo da comunicação docente em educação profissional
Autor(es): Quiteria Aparecida de Paula Danno; Daniel Batista de Almeida; Rosália Maria Netto Prados
Data de Publicação: 23/11/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
RESUMO
Este artigo tem por objetivo identificar os desafios enfrentados pelos professores na sua formação para o trabalho docente em tempos da educação contemporânea no contexto da educação profissional; e descrever as contribuições da educomunicação sobre o uso produtivo das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. A educação contemporânea surgiu no século XVIII e foi se transformando ao longo dos séculos. Com o advento da extensão tecnológica a praticamente todas as tarefas humanas, das mídias digitais e meios de comunicação disponíveis, consideram-se as pesquisas em educomunicação que contribuíram para grandes transformações no meio acadêmico, em relação ao processo de comunicação na relação ensino e aprendizagem. Nos dias atuais os professores precisam se adaptar e se atualizar constantemente, em virtude do rápido avanço das tecnologias. A metodologia utilizada foi a de uma pesquisa bibliográfica exploratória, a partir de uma pesquisa em bases de dados da Capes e Scielo. O material de pesquisa constituiu-se de artigos que abordam o tema proposto e foram selecionados os dados de acordo com sua aderência e relevância para este estudo. Conclui-se que os desafios são muitos, desde políticas públicas educativas que atendam às necessidades da área, ajustes nos currículos, infraestrutura das unidades escolares, cursos e treinamentos, visando à formação do formador, de forma que venha a acompanhar as mudanças na área da educação, tecnologia e comunicação.
Palavras-Chave
Educomunicação; Educação Profissional; Desafios; Formação Docente; Formação Continuada.
LINK DE ACESSO