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Título: Educação Profissional e desafios para o ensino de surdos: o código LIBRAS e o desenvolvimento de sinais técnicos
Autor(es): Daniel Ferreira de Carvalho; Rosália Maria Netto Prados
Data de Publicação: 23/11/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
RESUMO
O presente artigo apresenta uma discussão sobre a criação de códigos na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Sabendo-se que a Libras é a primeira língua de um surdo/mudo, considera-se que o universo de comunicação se volta a esse formato de linguagem, que varia no tempo, no espaço e contexto profissional. Desta forma a comunicação cotidiana tem o seu contexto e regra, bem como critérios para a criação de novos sinais, à medida que a língua portuguesa passe a incorporar novos termos, sobretudo no que se refere à linguagem técnica. O objetivo desta pesquisa é discutir o contexto de termos técnicos e a produção de sinais no processo de ensino em educação profissional. A metodologia é exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, e trata da discussão sobre o contexto profissional de termos da língua e da descrição de novos termos e novos sinais na Libras. Verifica-se que a linguagem é dinâmica, pois existem palavras que ainda não possuem sinais e que se fazem parte do contexto profissional. No desfecho do processo pode-se observar que o resultado obtido com a experiência de ter alunos surdos (também tínhamos em sala de aula outros PCD’s como baixa visão e mobilidade reduzida) propiciou uma sensibilização por parte da instituição, em querer adaptar o espaço, por exemplo, mas principalmente o docente, que se sentiu estimulado ante ao desafio e confiante ao término do processo, quando pode ver seu aluno formado e posteriormente atuando. Neste sentido o docente em colaboração com todos os envolvidos (intérprete, instituição e aluno) participou da construção de um modelo que teve como base incluir verdadeiramente, e não somente para o cumprimento da legislação
Palavras-Chave
Inclusão; Trabalho Docente; Pessoas com Deficiência; Símbolos, Signos e Comunicação.
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