RESUMO
– Este artigo trata de um estudo sobre a educação profissional em
nível superior e o trabalho docente através de projetos. Atualmente, a partir do
desenvolvimento tecnológico, cada vez mais acelerado, em que se apresentam
exigências para o mercado de trabalho, o desafio da educação profissional está no
uso de diferentes abordagens e metodologias didáticas no processo de ensino e
aprendizagem. Neste artigo, objetiva-se apresentar uma breve revisão da literatura
sobre a educação como um todo, sobre a educação profissional e tecnológica e
sobre os métodos de ensino-aprendizagem baseados em projetos para
apresentação do tema e propõe-se também a realização de um levantamento
bibliométrico e analítico da produção científica acadêmica sobre educação
profissional e metodologias de ensino; e discutir a relevância de pesquisas sobre o
trabalho por projeto nas práticas docentes relativas à educação profissional de nível
superior, nos cursos superiores de tecnologia. A metodologia deste estudo é de
uma pesquisa descritiva, de abordagem quanti-qualitativa, para uma apresentação
do panorama de publicações sobre a temática e sua relevância para a educação
profissional e tecnológica. Através da análise dos dados bibliométricos observados
neste estudo é possível verificar a localização dos polos de desenvolvimento e
aplicações de pesquisa espalhados pelos países ao redor do mundo e a sua
contribuição ao tema, assim como afirmar que a metodologia de trabalhos por
projetos é relevante para a educação profissional, mas quando avançamos para a
educação tecnológica, há ainda a necessidade da realização de mais estudos que
abordem o tema e avancem no que refere à pratica docente.