Simprofi VOLTAR
Título: Trabalho por Projetos na Educação Profissional de Nível Superior: Um Levantamento Bibliométrico
Autor(es): Daniel Batista de Almeida; Quiteria Aparecida de Paula Danno; Rosália Maria Netto Prados
Data de Publicação: 23/11/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
RESUMO
– Este artigo trata de um estudo sobre a educação profissional em nível superior e o trabalho docente através de projetos. Atualmente, a partir do desenvolvimento tecnológico, cada vez mais acelerado, em que se apresentam exigências para o mercado de trabalho, o desafio da educação profissional está no uso de diferentes abordagens e metodologias didáticas no processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo, objetiva-se apresentar uma breve revisão da literatura sobre a educação como um todo, sobre a educação profissional e tecnológica e sobre os métodos de ensino-aprendizagem baseados em projetos para apresentação do tema e propõe-se também a realização de um levantamento bibliométrico e analítico da produção científica acadêmica sobre educação profissional e metodologias de ensino; e discutir a relevância de pesquisas sobre o trabalho por projeto nas práticas docentes relativas à educação profissional de nível superior, nos cursos superiores de tecnologia. A metodologia deste estudo é de uma pesquisa descritiva, de abordagem quanti-qualitativa, para uma apresentação do panorama de publicações sobre a temática e sua relevância para a educação profissional e tecnológica. Através da análise dos dados bibliométricos observados neste estudo é possível verificar a localização dos polos de desenvolvimento e aplicações de pesquisa espalhados pelos países ao redor do mundo e a sua contribuição ao tema, assim como afirmar que a metodologia de trabalhos por projetos é relevante para a educação profissional, mas quando avançamos para a educação tecnológica, há ainda a necessidade da realização de mais estudos que abordem o tema e avancem no que refere à pratica docente.
Palavras-Chave
Educação profissional; Trabalho por projetos; Estudo bibliométrico; Educação superior.
LINK DE ACESSO