Título: Educação Corporativa: Um estudo confirmatório dos efeitos da Cultura de Aprendizagem Organizacional sobre os Fatores de Aprendizagem a Partir dos Erros
Autor(es): Flávia Frate; Roberto Kanaane
Data de Publicação: 23/12/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Ensino e Aprendizagem
PROJETO DE PESQUISA
Ensino e Aprendizagem
RESUMO
O conceito da Aprendizagem Organizacional (AO) vem ganhando propulsão a partir do final do século XX, quando definitivamente entende-se que o ambiente corporativo também é um espaço onde as pessoas adquirem educação. Para que efetivamente a educação individual focada nos objetivos organizacionais ocorram, alguns estudos foram desenvolvidos a partir da AO, entre esses, os estudos da Aprendizagem Individual (AI), a Cultura de Aprendizagem Organizacional (CAO) e os Fatores da Aprendizagem a partir dos Erros (FAE). Esse artigo vem colaborar com essas pesquisas no sentido de compreender os efeitos de CAO sobre FAE bem como confirmar estudos anteriores. Assim, foi realizado um estudo quantitativo com 245 participantes de diferentes empresas, cargos e setores de atuação para analisar e confirmar esse efeito. O método utilizado foi o Partial Least Squares Path Modeling (PLS-PM) que possibilita o teste das relações entre variáveis latentes. Não há suposição de normalidade multivariada e o tamanho da amostra requerido é muito menor. O software utilizado foi o SmartPLS 3.3.2. Confirmou-se o efeito em 69% e que pode ser considerado alto para estudos em ciências sociais. Avaliou-se, ainda, as variáveis idade e gênero como variável de controle, porém os resultados não se mostraram significativos. Indica-se a repetição com amostras de um único setor e revisão de um item do questionário de FAE.
Palavras-Chave
Cultura de Aprendizagem Organizacional; Aprendizagem a Partir dos Erros; Modelagem de Equações Estruturais
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