RESUMO
Um indivíduo tem sua formação em diferentes contextos, e dentre eles, estão a educação formal e a não formal. Como formal há a Educação Profissional e Tecnológica, e como não formal a Educação Permanente, que apresenta a Educação Corporativa como uma forma de ensino contínuo. Diante disto, é possível inferir que os discentes do Curso Superior Tecnológico em Segurança da Informação, de uma instituição pública, do Estado de São Paulo, tem sua formação, entre outros, em dois contextos: (1) formal, pautado pelo Sistema Educacional que regulamenta a formação da Educação Profissional e Tecnológica do Curso Superior Tecnológico em Segurança da Informação; e (2) contexto de educação não formal, mais precisamente no ambiente das organizações, por meio da Educação Corporativa. Com isso, o objetivo geral, desta pesquisa, foi promover uma reflexão sobre Educação Profissional e Tecnológica e a Educação Corporativa, e suas possibilidades de parceria, no contexto de um Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação ofertado por uma instituição
pública, trazendo à tona suas contribuições e desafios na formação dos discentes. Os métodos utilizados foram: revisão da literatura; análise documental, por meio do Projeto Pedagógico do Curso; e as perspectivas de uma ex-coordenadora do curso em questão. Como resultados iniciais emergiram: especificidade da empresa, aproximação da pesquisa científica, doutrinação e a falta de criticidade. Logo, conclui-se que é um tema que se caracteriza como um campo propício para reflexões, e esse trabalho, teve a intenção de instigar a discussão e com isso contribuir com a formação discente, ao olhá-la em outros contextos.